Piracicaba entre as melhores cidades para se viver no Brasil

Barjas Negri

A Revista Exame divulgou mais uma vez o resultado anual da Pesquisa Macroplan com os principais indicadores socioambientais das 100 maiores cidades brasileiras.
Juntas, elas concentram 83 milhões de habitantes, o equivalente a 40% da população brasileira, e 53% dos empregos formais. No conjunto é avaliada a evolução de 15 indicadores da educação, saúde, segurança e saneamento básico, todas com relação direta com a família e domicílio em cada cidade.
Mais uma vez Piracicaba aparece em destaque, ocupando a 4ª colocação no índice geral e 1º lugar em educação. A maior parte dos indicadores apresentaram avanços em relação aos anos anteriores, mostrando os resultados de implantação das políticas públicas sociais e de sustentabilidade, valorizados e demandados pelas cidades e pelas empresas.
O resultado é a melhoria da qualidade de vida com bom atendimento em creche e pré-escola, no saneamento básico com abastecimento de água, coleta de esgoto e seu tratamento, no atendimento médico hospitalar, na coleta e destinação do lixo e na segurança do trânsito e das pessoas. São 15 indicadores universais que permitem uma boa análise de qualidade do atendimento.
Entre as 10 melhores cidades temos 7 de São Paulo (Jundiaí, São José do Rio Preto, Piracicaba, São José dos Campos, Franca, Taubaté e Campinas), 2 do Paraná (Maringá e Curitiba) e Vitória, no Espírito Santo. São cidades que oferecem bons serviços públicos, têm uma dinâmica econômica, garantindo bons empregos e melhores salários, mas que se preocupam muito com o meio ambiente e sua sustentabilidade.
Em Piracicaba, tudo isso é resultado de bons programas, implantados há anos e que tiveram continuidade, aprimoramento em todos os 20 anos deste século. Essa é uma das razões de seu sucesso e de sua qualidade, que na maioria das vezes, tem chegado à universalização, beneficiando muito as populações mais pobres.
Vale destacar a universalização da pré-escola, o elevadíssimo atendimento em creche, a universalização do saneamento básico, o respeito ao meio ambiente com proteção aos rios, córregos e ribeirões, bem como a destinação final do lixo, além, é claro, de um completo e eficiente serviço de saúde do SUS, que mostra ser bem eficiente no combate à pandemia do coronavírus.
Essas divulgações positivas em âmbito nacional, por meio deste grande meio de comunicação, ajudam a destacar Piracicaba e dar orgulho a todos que moram e gostam de nossa cidade.
Por ter participado por três mandatos como prefeito de Piracicaba, auxiliado por diversas secretarias municipais e agentes públicos, com o apoio de milhares de servidores públicos, além do apoio da sociedade civil organizada, é com grande satisfação que recebemos e divulgamos os aspectos positivos de nossa Piracicaba. É preciso que esses programas continuem melhorando ao longo dos próximos anos para o bem de todos e orgulho da cidade.
_____
Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima