Secretaria de Agricultura e Abastecimento sinaliza criação de mais hortas urbanas

Secretária Nancy Thame com o voluntário José Fernandes e o presidente da Associação de Moradores do Jardim Oriente, Neto Brione – Crédito: Divulgação

Nessa terça-feira (16), a secretária da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), Nancy Thame, visitou a horta comunitária do bairro Jardim Oriente, para ouvir demandas dos responsáveis pelo espaço. Criada em 2018 pela Associação de Moradores, a horta possui alimentos como alface, almeirão, rúcula, cebolinha, salsinha e outros. Do total produzido, 50% é comercializado a baixo custo para os moradores e o restante é distribuído para alunos da escola estadual do bairro e para o Projeto Case (Centro de Atendimento Socioeducativo), de acordo com o presidente da associação, Neto Brione.

Segundo levantamento preliminar da Sema, somente em terrenos particulares Piracicaba soma 56 hortas urbanas cadastradas. A agricultura urbana é um dos programas abordados no Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que está sendo atualmente implantado pela secretaria. Para Nancy Thame, investir nesses espaços se torna fundamental neste momento, visto que as comunidades estão com interesse em valorizar a economia local e ajudar na produção do próprio alimento.

Na horta do Jardim Oriente, o aposentado João Fernandes é o principal voluntário e ajuda no projeto desde o início. “Eu gosto é de plantar”, conta. Aos 76 anos, ele chega a passar quase o dia todo cuidando da plantação. “Isso me dá vida. Prefiro plantar do que passar o dia inteiro dentro de casa”, diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima