TURISMO — I
Piracicaba tem total interesse em se tornar Município de Interesse Turístico, o famoso MIT. Um bom entendimento entre a deputada estadual Professora Bebel (PT) e o deputado estadual Roberto Morais (CID) bastará para que os projetos sejam juntados e, ambos, com certeza, farão acelerar essa conquista pela qual, há tempos, luta o Conselho Municipal de Turismo de Piracicaba (Comturpi).
ESTRANHEZA — I
Causou estranheza, entre os militantes petistas, a atitude da vereadora Rai, do Partido dos Trabalhadores (PT), em votar contra a moção de repúdio ao governador João Doria (PSDB) pelo aumento do ICMS em diversos produtos, inclusive alguns que compõem a cesta básica.
ESTRANHEZA — II
Aliás, Rai foi a única edil a votar contrária à moção dos vereadores Laércio Trevisan e Cássio Luiz (PL), que condenou a atitude do governador de aumentar as alíquotas do ICMS. Até o tucano André Bandeira votou favorável à moção, enquanto que Pedro Kawai não participou da votação.
ESTRANHEZA — III
Diante do seu voto, a vereadora Rai (PT) chegou a levar uma bronca do vereador Paulo Campos (Pode), indignado com a atitude da petista. Lembrou que os governos federais do PT sempre primaram em garantir comida na mesa da população brasileira. Campos chegou a lembrar que Rai integrou o alto escalão dos governos Lula e Dilma e, agora, coloca-se contra a um repúdio ao governador que desenvolve uma política às avessas.
ESTRANHEZA — IV
Por sua vez, a assessoria da edil petista distribuiu uma nota para justificar o voto: “Rai votou contra à moção de repúdio ao governador João Dória uma vez que entendeu estar essa moção equivocada e carente de muitas informações no que diz respeito ao que propõe o governador – do qual, diga-se de passagem, não é ela partidária nem apoiadora”.
ESTRANHEZA — V
E continua a nota: “A vereadora entende que o governo estadual está propondo não um aumento de impostos, mas a retirada de benefícios referentes a insumos agrícolas que incidem sobre o agronegócio e que, moralmente, não podem ser repassados ao consumidor. Em época de pandemia e de necessidade de recursos, é temeroso, na visão de Rai, abrir-se mão de recursos para privilegiar não ao povo, mas ao empresariado”.
OSMIR
Não como despedida, mas para ter pausa nos cuidados com a saúde, o sindicalista José Osmir Bertazzoni — que tem uma história respeitada de 50 anos na área — deixou o Diretório do PDT (Partido Democrático Trabalhista), e agradece “a todos os colaboradores, candidatos e membros do Diretório local, por todo apoio e confiança com os quais convive por mais de trinta anos”. Saúde, Osmir.
BLOG
Um blog crítico, análises e sugestões para a Prefeitura de Piracicaba e órgãos oficiais. Textos sugestivos, apimentados. É o que vem por aí, logo após o Carnaval. Terá ligação direta com o Capiau e as interligações às redes sociais. Detalhes em breve nesta coluna, com quem realmente conhece a terra caipiracicabana na geografia, na história e no dialeto. É mole?
CONHECE
Já é fácil entender que a Direita (vamos com a letra “d” maiúscula!) conhece política de sobra. Apesar do ex-deputado federal, ex-vereador Jair Bolsonaro (sem partido), agora presidente da República, falar que não é político (risos), é a Direita que conhece a forma de bater na Esquerda. Talvez, para 2022, a Esquerda precise aprender como faz para bater tanto como bate a Direita.
LULA
O ex-presidente Lula (PT) pediu para o ex-ministro Fernando Haddad (PT) colocar seu nome na praça eleitoral, como pré-candidato ao Palácio do Planalto. Será possível repetir o que aconteceu com a esquerda Argentina, elegendo a ex-presidente como vice? Sempre vai depender do momento, mas é uma estratégia. Quem sabe?
THIAGO
O vereador Thiago Ribeiro (PSC) vem se destacando na Câmara tanto pelo seu trabalho no legislativo e também pela sua educação, pelo trato sensível e sempre respeitoso com todos. Aula de civilidade para muitos, o vereador mostra que ser rude e grosseiro não está com nada.
GODOY
Dentre os novos, outro que também vem sendo reconhecido como gente fina é Acácio Godoy (PP). Igualmente educado, tranquilo, atencioso e objetivo, o vereador não se exaspera nem se exalta à toa. Fineza e descrição o caracterizam pelos corredores da Câmara. Gente fina é outra coisa!
DISCERNIMENTO
Dentre os novos, a vereadora Ana Pavão (PL) tem dado show de discernimento e criticidade nas sessões da Câmara. Ponderada, não hesita em criticar a própria base se necessário. “Discordo até do meu marido. Não vou discordar do presidente?” Discernimento é isso. E que seja sempre com cautela, alerta este Capiau.
COMEÇO
Parece que a sessão da última quinta (11), na Câmara, foi a primeira em que, de verdade, as cartas foram postas na mesa. O tiroteio foi intenso. A artilharia comandada pelo vereador Laércio Trevisan Junior abriu fogo contra os que se opõem ao governo local e nacional. E pau no Governo do Estado.
MUDOS
Os vereadores do PSDB andam mudos, calados nas sessões camarárias. Não faltam críticas severas dos demais edis ao governo do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) – com, inclusive, anúncio de uma possível CPI do Semae. Mas os tucanos seguem em silêncio sepulcral e sem reação. O que será que acontece?