Atendimentos da Equipe Volante da Smads crescem 78% com a pandemia

Equipe Volante, serviço da Smads, realizou 11 mil atendimentos em 2020 – Crédito: Divulgação

Os atendimentos socioassistenciais da Equipe Volante, realizados pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), tiveram aumento desde o início da pandemia. Em 2019, o serviço da Smads realizou 6.171 atendimentos. Já em 2020 foram registrados 11 mil, um crescimento de 78,2%. A Equipe Volante é uma extensão dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e vai até os bairros mais distantes, não atendidos diretamente nas unidades Cras.

As causas principais desse aumento, de acordo com a Smads, foram o aumento do desemprego e a demora na liberação do auxílio emergencial. De acordo com a secretária da Smads, Euclidia Fioravante, com o pagamento das últimas parcelas do auxílio emergencial, em fevereiro, e a segunda onda da pandemia do coronavírus, está previsto um novo aumento dessa demanda.

PROCURA

Entre as demandas solicitadas pelas famílias estão orientações relacionadas ao BPC (Benefício de Prestação Continuada), documentação, acesso ao auxílio emergencial, Bolsa Família ou outros benefícios eventuais, orientações relacionadas a outras políticas setoriais, como medicamentos, orientações jurídicas e trabalhistas, emprego e informações habitacionais. Uma das maiores demandas está relacionada ao pedido de cestas básicas, que são distribuídas pelo Banco de Alimentos que, atualmente, encontra-se com o estoque muito reduzido de arroz e feijão, que tiveram alta demanda em 2020. O Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba) realiza uma campanha de arrecadação para mudar esse cenário.

Ainda de acordo com Euclídia, para se cadastrar, as famílias interessadas devem buscar os CRAS de referência de seus bairros e, após avaliação socioeconômica realizada pelas equipes técnicas de cada unidade, poderão ser encaminhadas não somente para atendimento com cesta de alimentos mas, uma vez identificada qualquer outra situação de violação de direitos, direcionadas também para que possam ser atendidas e inseridas em outros serviços da Rede Socioassistencial ou nas demais políticas setoriais.

Para evitar aglomerações e manter o isolamento, os atendimentos nos CRAS devem ser feitos, inicialmente, por telefone ou previamente agendados com cada uma das seis unidades do município.

CADASTRO ÚNICO

Só em abril de 2020, o Cadastro Único de Piracicaba realizou 12.485 atendimentos, presenciais e por telefone. Nos outros meses, a média de atendimentos mensais se manteve em aproximadamente 5.000/mês, ainda a maioria sobre o auxilio emergencial. Sendo assim, no mês de abril do ano passado, o aumento no número de atendimentos foi de mais de 140%. O Cadastro Único é uma base de dados socioeconômica que dá acesso às famílias de baixa renda aos programas sociais municipal, estadual e federal. As famílias que podem se inscrever no Cadastro Único são aquelas com renda de até meio salário-mínimo por pessoa ou renda familiar de 3 salários-mínimos.

CAMPANHA DO FUSSP

A Prefeitura, por meio do Fussp, lançou, na semana passada, campanha de arrecadação de alimentos, para a montagem de cestas básicas destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social. A campanha visa sensibilizar a população e as empresas instaladas na cidade para que colaborem com doações. No momento, o Banco de Alimentos encontra-se com o estoque praticamente zerado. Em 2020, foram distribuídas mais de 400 toneladas de alimentos, além de kits de higiene e limpeza, atendendo cerca de 15 mil famílias. As doações podem ser entregues de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 15h. Local: Banco de Alimentos do Fussp, à rua José Rosário Losso, 946, no Jaraguá. Os interessados em doar podem solicitar a retirada de suas doações pelos telefones: (19) 3434-6332 e (19) 3422-9677.

 

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