Caldeirão de Piracicaba

PRUDENTE — I
Interessante o trabalho que os jovens jornalistas, funcionários da Câmara Municipal, fizeram em torno do presidente Prudente de Morais, que nasceu em Itu e morreu em Piracicaba. Foi aqui que fez a carreira política, de vereador à Presidência da República, passando pela Presidência do Estado (naquele tempo, não era chamado de governador).

 

PRUDENTE — II
“O seu maior legado foi ter baseado o governo em uma Constituição”, aponta o historiador Maurício Beraldo, responsável pela gestão do acervo do Museu Prudente de Moraes. “Ele foi conhecido, no final do século XIX, como o ‘pacificador’ da República, mas eu também avalio que ele foi o consolidador deste sistema político, que, naquele momento, ainda era frágil”, aponta.

 

PRUDENTE — III
Este Capiau — que gosta de história e da História — não teve tempo, ainda, de assistir ao programa, bem elaborado, segundo os comentários. Mas deixa uma questão que remonta aos moldes republicados, o da traição. Prudente José de Moraes Barros foi traído pelo seu vice, Manuel Vitorino Pereira, tido como mentor de tudo ruim que aconteceu na época. A Revolução Federalista no Rio Grande do Sul e a Guerra de Canudos, nos sertões da Bahia. Tentou ser pacificador, sim, mas traído até os últimos instantes no Palácio do Catete. Até mudar o endereço da Presidência da República Vitorino conseguiu.

 

PRUDENTE — IV
Segundo a matéria do site da Câmara, o documentário através do Parlamento Aberto Entrevista apresenta um Prudente de Moraes pacificador, que consolidou a República, usou da diplomacia para tudo. Mas, lamentavelmente, o ex-vereador em Piracicaba foi para o Rio de Janeiro mais para o sofrimento do que para as delícias dos palácios.

 

CONSTITUIÇÃO
“Oficialmente, o nome da cidade era ‘Constituição’, mas popularmente as pessoas chamavam pelo nome indígena, então foi de Prudente de Moraes que partiu a iniciativa de mudar o nome para Piracicaba, em 1877”, relata. Então, o nosso Prudente de Moraes tirou o gosto de termos, hoje, uma cidade chamada Constituição, para simbolizar o que é a defesa do Estado Democrático de Direito. Valeu, de qualquer forma.

 

ÓBITOS
Faltam dois para chegarmos nos 500 óbitos em Piracicaba, em decorrência da pandemia da Covid-19. Que venham vacinas e mais vacinas. Ontem, o número chegou a 498, conforme informação do Centro de Comunicação Social da Prefeitura. Sentimentos.

 

COM PÃO — I
A secretária Nancy Thame (PV), da Sema, informa que os pães são disponibilizados aos funcionários no café da manhã, e que nem todos os funcionários consomem o pão naquele horário, ou por opção própria de não quererem consumir. Portanto, sempre acaba sobrando pães para que outros funcionários consumam mais que um pão. Ótimo.

 

COM PÃO — II
Numa nota a este Capiau, a Sema explica que a secretária Nancy nunca citou nada a respeito do consumo de pães do café da manhã aos funcionários. O Capiau tem tanta certeza disso que, na coluna de ontem, lembrou que é necessário colocar limites, se houver abusos. Como não há, que continuem a ser consumidos os que sobram, evitando desperdício.

 

COM PÃO — III
E a secretária Nancy arremata sua nota com duas perguntas e duas afirmativas: “Pães ou fofoca? A qualidade melhorou e a quantidade é a mesma. O que mudou? Vamos ao trabalho”. Ótimo.

 

AULAS — I
Na próxima semana, os alunos da rede estadual seguem a rotina da volta às aulas de segunda a sexta-feira de forma remota, pelo Centro de Mídias de São Paulo, ou presencial, com no máximo 35% dos alunos matriculados e revezamento dos estudantes, seguindo todos os protocolos. Isso porque não haverá ponto facultativo no Carnaval de 2021.

 

AULAS — II
“No Centro de Mídias o aluno vai encontrar três aulas por dia de todos os componentes curriculares, ele pode interagir com o professor por vídeo ou mensagem. Para semana que vem teremos muitos conteúdos importantes que vão trabalhar temas como acolhimento, protocolos sanitários, uso de tecnologia e as habilidades previstas no currículo”, afirma Bruna Waitman, coordenadora do CMSP.

 

AULAS — III
A suspensão do ponto facultativo no Carnaval já havia sido anunciada pelo governador João Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes. A medida visa evitar que sejam feitas aglomerações nas datas que possam agravar situação da pandemia. Desta forma as escolas incluíram os dias 15, 16 e 17 no planejamento e cronograma para o ano letivo. E que venham vacinas e mais vacinas!

 

TRATAMENTO
O ex-vereador José Luiz Ribeiro (SD), vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, permanece internado na UTI do Hospital Unimed Piracicaba. Segundo a assessoria de comunicação, “o paciente, com traqueostomia, mantém tratamento para Covid-19, sob os cuidados da equipe multidisciplinar”. Saúde.

 

ESQUERDA
Perguntar não ofende, ofende? Será que a esquerda, no Brasil, vai aprender a trabalhar unida para mostrar, aos brasileiros, quais são os erros da direita? Só 2022 a nos confirmar. Virão as eleições legislativas, com escolha dos deputados estaduais, distritais e federais, além dos senadores, um para cada Estado e Distrito Federal. É a renovação de um terço da Casa, para mandato de oito anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima