Caldeirão de Piracicaba

CALDEIRÃO
Em pré-campanha, não há político que fique fora da caldeira, ou até do Caldeirão Político. Piracicaba já vive 2022 na área política e que o digam os deputados com cadeira no Palácio Nove de Julho: Alex de Madureira (PSD), Professora Bebel (PT) e Roberto Morais (CID). Somando-se aos novos que virão como candidatos, já é possível imaginar como serão os meses de julho, agosto e setembro de 2022!

 

LIMINAR
O juiz do trabalho Firmino Alves Lima concedeu liminar, a pedido do Sindban, que mantém gratificação de função para os empregados do Banco do Brasil. A medida vale para os empregados que recebem a gratificação por 10 anos ou mais, independentemente da nomenclatura da função e de 6 ou 8 horas diárias. O não cumprimento da decisão gera multa de R$ 1.000,00 por empregado. O banco ainda pode recorrer da decisão. Mas, de fato, esta já é uma vitória do sindicato e da organização dos trabalhadores e trabalhadoras.

 

AMBIENTAL
O prefeito Luciano Almeida (DEM) estava esperando um parecer para pagar a Ambiental, responsável pelo lixo do município, mas, após um diálogo amigável, com intermediação de amigos, decidiu pagar os quase sete milhões devidos. Ótimo. Vamos ao trabalho.

 

MATO ALTO
A cidade inteira está com mato alto, um passeio pela periferia é visível que nada mudou, mas ainda não temos 200 dias, a partir da posse. Vamos esperar. O Capiau lembra a Ambiental que as estradas vicinais também têm lixo a recolher, reconhecendo que há várias partes de Piracicaba que estão sempre impecáveis na limpeza.

 

COM PÃO?
Há certa insatisfação de funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) com a secretária Nancy Thame (PV), que teria proibido comer mais do que um pão no café da manhã. Verdade? Mas é preciso ter limites. E os tempos estão difíceis.

 

PRÉ-CANDIDATO
O ex-vereador Marcos Abdala deve realmente ir para o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), com a firme promessa de ser pré-candidato a deputado estadual ou federal em 2022. Confiante, Abdala já faz alianças com setores da sociedade e segue o presidente do partido, ex-vereador Eduardo Pereira. Tudo vai depender do Diretório Regional da legenda.

 

ESTADUAL
Pedro Kawai tem costurado apoio pensando em 2022, em busca de líderes religiosos. O tucano deve ser muito bem votado. Difícil é saber se Kawai pensa no Palácio Nove de Julho, em São Paulo, ou na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

 

LEITE — I
Os produtores de leite do Estado de São Paulo estão mobilizados para tentar reverter decisão do governo estadual que elevou o ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços) em diferentes etapas da cadeia produtiva do leite pasteurizado.

 

LEITE — II
Após reunião com produtores de leite da RMVale, a deputada estadual Letícia Aguiar solicitou ao Ministério Público que apure possíveis irregularidades cometidas pelo Governo do Estado, ao revisar, de forma inesperada, a retirada das isenções do ICMS sobre o leite pasteurizado.

 

COLETIVO?
Raquel Marques (Rede) anunciou, em suas redes sociais, que foi “sumariamente desligada de seu mandato sem nenhum procedimento ou direito à defesa”. Ela era codeputada da Bancada Ativista (PSol), um mandato coletivo que atua na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Dá certo?

 

MINEIRO — I
Candidato a vereador pelo PDT, Mineiro Encanador — seu nome de nascimento é Ronderson Batista Santos — não venceu nas urnas, mas está disposto a fazer cobranças. Uma delas, a última, em vídeo pelas redes sociais, Mineiro desafia os jornalistas que foram ao Shopping Mirante (antiga Fábrica Boyes), tomaram um ótimo café da manhã, divulgaram tudo… e, agora, não cobram a promessa de 2015 de, ali, ser instalado um grande centro comercial. O Capiau não foi tomar café, mas registra a cobrança do Mineiro Encanador.

 

MINEIRO — II
O Mineiro Encanador é esperto em política local. Ele sabe que vereadores somos todos nós, cidadãos prestantes. E vereadores com mandato são os 23 que conquistaram suas cadeiras, de forma legítima e honesta, através das eleições. Como vereadores sem mandatos e como cidadãos, temos que lembrar como está a cidade, como ela funciona. Somos, todos, parte do Município, sem destaque para este ou aquele bairro. Somos Piracicaba, em Piracicaba. É isso, Mineiro.

 

LIMPEZA
O Mineiro Encanador não para aí, referindo ao prédio da Fábrica Boyes. Ele pergunta por que parece tudo estar abandonado? Onde está a limpeza ou a fiscalização pela limpeza? Sabe que é particular, não é da Prefeitura, mas o setor de limpeza tem que funcionar. Vamos torcer pelo bem da cidade, dos empreendedores, da Prefeitura, enfim, torcer por nós todos.

 

SINCERIDADE
Conta-se, pelos corredores da Câmara, que o vereador Fabrício Polezi (PAT), participando na Casa de curso interno sobre o funcionamento do processo legislativo, ao ser inquirido pelo palestrante sobre o que vem a ser uma “emenda” teria disparado de supetão: emenda é aquilo que se coloca no projeto do outro para atrasar o projeto. Eita! Sinceridade é tudo. Bem explicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima