Brasil Especial: Família que vive em motorhome conta suas experiências

Com a filha Luna, de 13 anos, casal César Preto e Fábia Soncini pretende conhecer o Brasil viajando em seu motorhome – Fotos: Daniella Oliveira

Por Daniella Oliveira

Há pelo menos três semanas colecionando amizades e conhecendo os principais pontos turísticos de São Pedro e região, César Augusto Preto, Fábia Soncini e a jovem Luna Preto Soncini pretendem conhecer o Brasil viajando com seu motorhome.  Oferecer experiências incríveis e qualidade de vida à filha de 13 anos, que tem deficiência motora e mental, é o principal objetivo da família que já passou por cerca de 30 municípios desde março do ano passado.

Juntos há 31 anos, o casal Preto e Fábia conta que o sonho de morar uma ampla casa na praia e ter seis filhos mudou completamente com a chegada da Luna. “Sempre tive uma vida muito bem planejada, até que fiquei grávida e tive a Luna, prematura, em novembro de 2007. Um mês depois do seu nascimento ela teve hemorragia cerebral, com crises convulsivas, e o Papai do Céu mudou todos nossos planos”, explicou Fabia.

Com todos os cuidados que a filha precisa, a idéia da casa grande e dos seis filhos perdeu o sentido, segundo o casal. “Logo nos primeiros anos da Luna decidimos vender a casa, o apartamento em São Paulo, o carro e comprar um micro-ônibus”, contaram, sobre o veículo que era uma agência móvel de um banco. “Por algum tempo o ´Bambobil` ficou num galpão de um amigo até adaptarmos do jeito que queríamos e com todo conforto e segurança para ser nossa casa”.

A família fez uma parada de três semanas em São Pedro

VIAGEM – Com o projeto chamado Brasil Especial, a primeira viagem começou em março de 2020, na cidade de Indaiatuba. “Antes disso, tivemos uma experiência de 30 dias na Europa. Com a Luna, percorremos cerca de mil quilômetros de bicicleta, passando por Portugal, Espanha, Itália. Essa viagem foi um dividir de águas na qualidade de vida de nossa filha; ficamos impressionados com os resultados positivos para saúde dela”, relataram.

Apaixonados por esportes, além de conhecer pessoas e lugares, a família pratica corrida, pedal, caiaque e surf. “Aqui em São Pedro, por exemplo, já passamos pelo Thermas Water Park, fomos no Parque Maria Angélica, no Parque do Cristo, no Cruzeiro do Facão e, nos próximos dias estamos planejando passar por Patrimônio e depois Brotas”.

Passeio no Parque Maria Angélica, em São Pedro

Com apoio das prefeituras, eles procuram um local seguro para se instalar. Depois de serem acolhidos por uma igreja da estância, conheceram Luciene, Dilson e Pedro Bortolassi da Silva, do bairro Jardim Botânico. “Gentilmente eles oferecem a frente de sua casa para estacionarmos e receber todo apoio que precisamos. Esse é o sentido do nosso projeto: conhecer pessoas, conhecer lugares e cuidar da nossa filha da melhor maneira possível”, frisaram os pais da Luna. Quem quiser acompanhar as viagens e passeios dessa linda e aventureira família, é só pesquisar nas redes sociais pelo projeto Brasil Especial.

1 comentário em “Brasil Especial: Família que vive em motorhome conta suas experiências”