O cenário atual tornou o treino em casa um dos mais procurados para quem busca um estilo de vida saudável. Porém, para evitar autoboicote e conquistar resultados efetivos, é preciso traçar algumas estratégias. Os treinadores, Igor Oliveira e Grazi Lizania, parceiros da Queima Diária, sinalizam os passos que irão ajudar a se manter na linha e garantir que o treino em casa seja um sucesso.
SEGUIR UMA ROTINA
Manter horários pode parecer mais fácil quando o compromisso é fora de casa, ou envolve outra pessoa, mas é importante ter disciplina em casa também. É mais fácil fazer os treinos quando eles estão incluídos na rotina do lar. A treinadora Grazi Lizania indica elaborar uma agenda com os horários e as durações dos treinos para evitar boicotes. A coach indica também fazer exercícios que estejam de acordo com o nível de condicionamento físico e adaptar o treino, quando necessário, para ficar mais fácil de executá-lo.
INVISTA EM DESFRUTAR
O personal Igor Oliveira acredita que o sucesso está em investir em atividades que promovam bem-estar. “O erro está em malhar sem vontade, sem fazer um exercício que goste. Isso desanima a longo prazo. Por isso, indico que procurem treinos que se enquadrem a seu perfil”, sugere Oliveira.
Na plataforma da Queima Diária existem exercícios que variam de intensidade e duração, que podem atender aos gostos e perfis diferentes. “O exercício físico ideal é uma coisa pessoal. Nem sempre uma atividade que seja legal para um, será para nós. Então, procure entender qual o seu perfil para fazer exercícios que tornem o seu treino algo natural”, orienta Oliveira.
COMPORTAMENTOS SAUDÁVEIS
“Obter um bom resultado físico é a soma de vários fatores de uma rotina saudável, como ingerir mais frutas, se hidratar e dormir bem. Ou seja, nenhum resultado se resume apenas aos exercícios físicos”, pontua o treinador, Igor Oliveira.
ENERGIA DE ATIVAÇÃO
Tente deixar a roupa, acessórios e lanches pré e pós-treinos prontos um dia antes para evitar desânimo no dia do treino. “Essa dica é fundamental para os iniciantes. Até criar o hábito de treinar com frequência, tudo pode ser motivo de boicote e uma estratégia para evitar isso é não deixar para se preparar apenas minutos antes de treinar”, relata Oliveira.
REGISTRE A SUA EVOLUÇÃO
Uma boa dica é registrar a evolução em fotos semanais. “É muito importante receber estímulo semanal para não desistir no meio do caminho. Com esses registros é possível saber o quanto avançou no processo e ver que é possível ir além para chegar ao resultado esperado”, diz a treinadora da Queima Diária, Grazi Lizania.
Outra dica da coach é não se comparar. “Cada organismo terá uma resposta metabólica aos treinos ou dietas. Então, não se preocupe se atingir os resultados em um tempo diferente. Isso não é falta de disciplina, mas sim o seu corpo mostrando que é preciso respeitar o tempo dele”, enfatiza a educadora.