“Tempo” é um projeto que consiste em um livro publicado e outro sendo escrito (ambos com 52 fragmentos cada), um blog (no qual ilustrações de artistas aos fragmentos são publicados, dialogando com o texto), uma comunidade de leitores no Facebook, hoje com cerca de 900 participantes. Seu autor é Valdemir Pires, professor da Unesp Araraquara, da área de Administração Pública radicado em Piracicaba, que deu vazão a uma veia artística, filosófica e reflexiva para encarar esse tema que encanta de cientistas às pessoas mais humildes.
“O projeto originou-se de minha vontade de escrever num formato que não fosse aquele em que estou acostumado (acadêmico e político). Serve como uma espécie de oficina ou laboratório para que eu me torne capaz de escrever como gente e não como economista ou professor. Quanto ao tema, surgiu depois de eu ter morrido três vezes”, conta o autor.
As três mortes a que se refere o escritor ocorreram de 2005 para cá: primeiro, escapando de um acidente aéreo; depois, de um aparente mal súbito que o levou a uma queda com uma batida grave na cabeça sem deixar sequelas e, por fim, uma doença urinária grave, em que um médico o desenganou. Pires diz que o projeto não é uma resposta a um possível medo da morte, mas a percepção da sua inevitabilidade, além da incerteza de quando ela ocorrerá.
Apesar dos fatos, o “Tempo I”, seu primeiro livro do projeto, passa do medo à perplexidade, do riso à seriedade, da inexorabilidade ao fugaz. São 52 capítulos, correspondentes às 52 semanas do ano, cada um com um fragmento filosófico, científico ou artístico, seguido de pequenos ensaios ou crônicas ou reflexões do próprio autor. Tornando o projeto mais atraente, cada capítulo é finalizado com uma arte – um clipe musical, um poema, uma ilustração – que dialogue com o capítulo. A capa é de Camilo Riani. E, para os que levarem o tema a sério, a comunidade do Facebook debate cada capítulo e aceita sugestões para o Livro II.
O livro é tem um formato simples: PDF. Para adquiri-lo, basta solicitá-lo pelo e-mail do autor: [email protected]. Ele pede R$ 20 para uma cota de 10 exemplares. O exemplar vem com autógrafo virtual, o que traz mais interação entre autor e leitor.
Escritor cria projeto literário inédito sobre o Tempo
22 de janeiro de 2021
Parabéns pela iniciativa!