Câmara: Moção faz apelo ao Estado contra corte de 12% no SUS

Vereador Gilmar Rotta também encaminhará ofício ao governador – Crédito: Fabrice Desmonts

O vereador Gilmar Rotta (CID) apelará ao governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), para que reveja a decisão de corte de 12% nos repasses mensais de atendimento ao SUS (Sistema Único de Saúde). A resolução 1/2021, já em vigor, foi publicada no Diário Oficial do Estado na última terça-feira (5).
Como a moção de apelo dará entrada na Casa somente em fevereiro, com a retomada nas reuniões ordinárias, e, a fim de agilizar o processo, o parlamentar também encaminhará ofício ao governador. Ele busca ainda o apoio dos demais vereadores para que todos assinem a moção. Segundo Rotta, é importante que todo recurso para combate à pandemia do Covid-19 seja mantido, mas que a medida seja revista para não afetar os demais atendimentos.
A medida afetará diretamente entidades filantrópicas, autarquias, fundações e instituições de saúde universitárias – em ações não relacionadas à Covid-19. Segundo o Governo do Estado, a decisão foi tomada pela necessidade de ajuste orçamentário de custeio, além da implementação de recursos na aquisição de insumos e contratações de emergência para o combate da pandemia. A resolução objetiva, ainda, manter a austeridade e o equilíbrio das contas públicas.
Em nota, a Santa Casa de Piracicaba, uma das entidades afetadas pela redução de verbas, lamentou “sob todos os aspectos” a atitude do Governo do Estado. “Em meio à maior crise de saúde pública, as entidades que realizam a maior parte do atendimento no Estado terão corte de R$ 80 milhões ao ano. Os programas estaduais já sofriam com a defasagem dos valores e cortes anteriores, mas não conseguirão sustentar o mesmo volume e qualidade no atendimento com esse corte em plena pandemia”, observou Gilmar Rotta.
O parlamentou lembrou que, em Piracicaba, o HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana) também é credenciado ao Sistema Único de Saúde, desta maneira, também será afetado com a medida, assim como todos os cidadãos piracicabanos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima