Enem garante aos estudantes acesso ao ensino superior

As provas na versão impressa serão dias 17 e 24 de janeiro – Crédito: Divulgação

As mudanças nas conexões entre educação, formação e emprego estão diferentes em relação ao século anterior, mas o mercado ainda exige competências dos profissionais e o ensino superior é uma das portas para as oportunidades de trabalho. O conhecimento especializado adquirido na graduação é um diferencial, seja para o mercado ou para o futuro profissional, que conhecerá um leque de profissões no decorrer do curso. Para quem se distanciou do mercado, sempre há a possibilidade de um recomeço, de se pensar em uma nova carreira ou mesmo de retomar a que já havia iniciado. Hoje, as faculdades auxiliam muito nesse processo de recolocação, com cursos livres, orientação profissional e até mesmo com vagas de estágios.
O diretor da Anhanguera Piracicaba, Marcelo Francisco, diz que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem ajudado muitas pessoas a começarem uma faculdade, já que a seleção do exame permite ingressar em universidades públicas e privadas, estudar no exterior e participar de programas de financiamentos estudantis. As provas do Enem na versão impressa estão marcadas para os próximos dias 17 e 24 de janeiro. Já a versão digital será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Francisco explica que o Enem é importante porque, além de avaliar os conhecimentos dos alunos do ensino médio, beneficia aqueles que se mostram bem capacitados, já que os vestibulandos podem iniciar a graduação por meio de três programas principais: o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona novos alunos para as universidades públicas; o Prouni (Programa Universidade para Todos), que distribui bolsas de estudos parciais e integrais em universidades privadas; e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que financia os cursos para pagamento a longo prazo em universidades privadas.
O diretor da Anhanguera lembra que todos esses programas exigem a participação no Enem e a conquista de mais de 450 pontos nas provas objetivas e mais que zero na redação. “O Enem é uma possibilidade para quem não pode pagar a faculdade, já que a principal vantagem é que a bolsa pode ser tanto parcial quanto integral”, ressalta.
ANHANGUERA

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: https://www.anhanguera.com e https://blog.anhanguera.com/category/noticias/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima