Hospital Unimed Piracicaba capacita profissionais em emergências

Capacitação é para emergências médicas em casos de trauma – Crédito: Divulgação/Unimed Piracicaba

Estar apto para agir nas emergências médicas em casos de trauma é essencial para salvar vidas. Por esta razão, o Hospital Unimed Piracicaba, por meio da Universidade Corporativa, promoveu o curso de ATLS (Advanced Trauma Life Support) para médicos do Pronto Atendimento do Centro Médico. As aulas foram ministradas por instrutores do American College of Surgeons e do Instituto Terzius, em parceria com a disciplina da Cirurgia do Trauma da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
De acordo com o presidente da Cooperativa, Carlos Joussef, o curso aperfeiçoa processos para equipes que atuam nas rotinas de atendimento de pacientes politraumatizados. “O protocolo permite uma análise mais objetiva dos casos, possibilitando o rápido diagnóstico das alterações com alto risco de morte e seu tratamento”, disse.
O dirigente explica, ainda, que a implementação do ATLS possibilita um melhor e mais adequado tratamento frente ao paciente nas primeiras horas do acidente, levando à redução na taxa de mortalidade. “O trauma sempre foi um desafio internacional para os sistemas de saúde. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), morrem mais de nove pessoas por minuto devido à trauma e violência. Por este motivo, a avaliação primária é de extrema importância para garantir a sobrevivência do paciente”, finalizou.
SUPORTE AVANÇADO 

O programa de ATLS foi implantado no Brasil no fim da década de 70 para garantir a eficiência do atendimento precoce. Nesse sentido, o curso intensivo foi desenvolvido com a ideia de capacitação para médicos, visando a padronização do atendimento de urgências. A partir daí, inúmeros países aderiram ao protocolo, inclusive o Brasil na década de 90, com o apoio da Disciplina de Cirurgia do Trauma da USP (Universidade de São Paulo). “Nosso curso contou com aulas teóricas, atividades práticas de atendimento simulado e cirúrgicas, além dos módulos de avaliação teórico e prático”, destacou Joussef.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima