Escola do Legislativo recebe o nome de “Totó Danelon”

A solenidade foi realizada na última sexta (18) – Crédito: Davi Negri

A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba recebeu o nome de “Antonio Carlos Danelon – Totó Danelon”, em solenidade realizada na última sexta-feira (18). Na solenidade de denominação, estiveram presentes a diretora da Escola do Legislativo, a vereadora Nancy Thame (PV), o presidente da Câmara, Gilmar Rotta (CID), a conselheira da Escola, professora Heliani Berlato, a viúva de Totó Danelon, Ilda Soeli Barbosa Danelon e familiares.
Totó Danelon era assistente social com forte atuação social e de educação popular. Graduado em Serviço Social pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada – Centro de Ciências Sociais e Humanas de Piracicaba, teve passagens, tanto como estagiário quanto como profissional, pela Cadeia Pública, pela Prefeitura de Piracicaba, Casa do Bom Menino, Senai, Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Projeto Interação – Sindicato dos Metalúrgicos, Cras, entre outros. Ele faleceu em setembro de 2020, aos 69 anos, vítima de febre maculosa.
A vereadora Nancy Thame, diretora da Escola do Legislativo, declarou estar honrada por fazer a homenagem. Ela é autora do projeto de resolução 13/2020, de denominação da Escola. “Totó era muito contestador, muito crítico, mas no sentido de promover mudança. Uma pessoa que dedicou a vida à cidade, ao Projeto Guri, à urbanização da favela, ao acolhimento dessa população mais carente. Ele representa essa essência”, disse a vereadora. Totó foi parceiro credenciado da Escola do Legislativo de Piracicaba, onde ministrou palestras nos anos de 2018 e 2019.
“Nos engrandece homenagear um homem de grandes qualidades, com tanta essência. Para nossa Escola é um orgulho que ela agora siga levando o nome dele. Uma Escola que tem como missão promover a cidadania vai ter agora o nome de uma pessoa tão especial que vai ficar guardada na nossa memória e também levar o nome para que outras gerações conheçam quem foi e tão grande é Totó”, destacou a professora Heliani Berlato, conselheira da Escola do Legislativo.
Gilmar Rotta, presidente da Câmara, destacou a luta do assistente social para fazer o melhor para Piracicaba. “Acho justo e propício dar o nome à Escola, em homenagem a uma pessoa que merece e lutou pela cidade”, disse.
Muito emocionada, a assistente social Ilda Soeli Barbosa Danelon, viúva de Totó Danelon, disse estar muito grata pela homenagem e destacou a luta do marido pelo “bem das pessoas”. “É uma linda homenagem a uma pessoa que lutou muito por democracia, por igualdade, por justiça e esse espaço da Escola do Legislativo é uma forma de eternizar tudo o que ele queria fazer pela cidade”. Ressaltou.
ESCOLA DO LEGISLATIVO

Criada pelo Decreto nº 63/14, A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, tem por objetivo a realização de ações voltadas à educação para a cidadania, difusão cultural, capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias, capacitação e atualização de corpo técnico, servidores e vereadores. É dirigida pela vereadora Nancy Thame (PV) e coordenada pelo diretor do Departamento de Assuntos Legislativos, Fábio Dionísio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima