Pandemia: visitadoras do Criança Feliz ganham prêmios por boas práticas

Taoana Natalina de Almeida Rocha – Crédito: Divulgação

Três visitadoras do Programa Criança Feliz em Piracicaba receberam na última semana R$ 3mil reais cada, do Prêmio Parentalidade: boas práticas de visitadores durante a pandemia, oferecido pelas Fundações Maria Cecília Souto Vidigal e Bernard van Leer, que atuam na área de primeira infância. No total foram cadastradas 781 atividades enviadas por diversos Estados e 100 delas receberam a premiação, distribuídas em 16 dos 27 estados brasileiros. Três delas ficaram em Piracicaba.
Luana Cruz Oliveira, Taoana Natalina de Almeida Rocha e Géssica de Oliveira Santana se inscreveram e apresentaram algumas das atividades com materiais recicláveis que realizam com as crianças e famílias atendidas. A utilização de material reciclável facilita para que qualquer pessoa possa executar sem ter que gastar para compra dos materiais e ajuda no desenvolvimento dos atendidos. Estas atividades, ao longo da pandemia, foram enviadas às famílias pelo aplicativo de mensagem whatsapp e as devolutivas das famílias também ocorreram pelo aplicativo.

Luana Cruz Oliveira – Crédito: Divulgação

O objetivo da premiação foi identificar e valorizar iniciativas dos profissionais que atuam no fortalecimento da primeira infância dentro dos programas e políticas públicas de visitação domiciliar no Brasil.
Apesar do prêmio ser destinado às três visitadoras, toda a equipe, composta por 23 visitadoras e duas supervisoras, sente orgulho junto. “As visitadoras trocam experiências e compartilham atividades para uma prática mais enriquecedora, por isso todo mundo está contente com esta conquista, que sobretudo é do Programa executado em Piracicaba”, frisam Camila Rangel e Natália Furlan, supervisoras do Criança Feliz.
Elas lembram ainda que o Programa também teve outras conquistas: o município integra pesquisa realizada pela USP em parceria com a Federal de Pelotas que estuda os impactos das ações do programa. Natália foi escolhida para representar o Estado de São Paulo no III Seminário Internacional – A Qualificação das Ações do Programa Criança Feliz e o impacto nas políticas de atendimento à primeira infância: desafios e oportunidades, integrando mesa temática para discussão sobre a promoção da parentalidade, desenvolvimento infantil e fortalecimento dos vínculos nos diferentes modelos de atendimentos e suas estratégias.
Criança Feliz 

O programa Criança Feliz, iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, visa promover o desenvolvimento saudável na primeira infância através de atividades lúdicas construídas com material reciclável e de orientações diversas sobre o desenvolvimento infantil, mudanças e comportamentos que a criança apresenta, visando a qualificação do cuidado ofertado e também a garantia de direitos a ela e sua família.
Em Piracicaba, o programa é desenvolvido numa parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e o Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac).
São público-alvo do programa gestantes que possuam Cadastro Único atualizado/NIS; crianças de até 3 anos que possuam o Cadastro Único atualizado NIS, ou benefício de Prestação Continuada (BPC)
O serviço é realizado nas residências dos núcleos familiares, que tiveram interesse em receber o acompanhamento realizados pelos visitadores. Em algumas ocasiões são feitas oficinas, ações comunitárias, atividades em grupo e mobilização para participação em eventos de diferentes temáticas voltadas aos interesses das famílias.
O Programa tem caráter voluntário, dependendo do aceite dos cuidadores para dar início. Profissionais da rede pública de serviços podem fazer indicações para busca ativa, ficando a decisão sob responsabilidade da família em relação ao trabalho ofertado. Atualmente 616 crianças e suas famílias são acompanhadas pelo Programa no município.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima