A Prefeitura de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), entregou nessa sexta (11), no Teatro Erotides de Campos, os troféus em homenagem à participação dos grupos selecionados para o 15º Fentepira (Festival Nacional de Teatro), que aconteceu entre os dias 19 e 28 de novembro, com apresentações virtuais gratuitas.
A cerimônia, que reuniu poucas pessoas, foi voltada apenas aos representantes dos grupos e profissionais participantes e algumas autoridades e seguiu todos os protocolos de segurança e higiene, com uso de máscaras e álcool em gel, evitando aglomeração. “Frente aos desafios impostos pela pandemia de covid-19, nossa equipe não mediu esforços e tivemos uma ótima edição, em formato virtual, muito bem aceita pelo público. E agora chegou o momento de prestigiarmos os participantes que, mais uma vez, fizeram da qualidade a tônica do festival. Parabéns a todos!”, afirma Rosângela Camolese, secretária municipal da SemacTur.
O festival reuniu 10 espetáculos de Piracicaba, selecionados entre os 24 inscritos: Francisco – um guerreiro da paz (Cia. Te-Ato), Yaguaretéa (Cia. Amálgama de Teatro), Bejide Nos Prumos do Navegar (Coletivo Peneiras), Cordel do Mistério de Caiatú (Tragatralha Cia. de Teatro), A Turma (Roma Produções Artísticas), O Juiz de Paz na Roça (Companhia Teatral Ronaumrose), Muda por Amor (Cia D`Vergente de Teatro), Forfé Canta Lilás (Forfé Teatro), Desaparecidas (Companhia Efêmera de Teatro) e Maria, Sou Eu (Por Volta de Logo Depois).
Além dos selecionados, o festival teve duas peças convidadas: Contos Proibidos de Antropofocus, (grupo Antropofocus), de Curitiba (PR) e Translúcido (Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas), de Itapira (SP). Ambas recebem certificados.
Para os grupos que não puderem contar com representantes presentes na cerimônia, os troféus ficarão guardados no teatro e podem ser retirados posteriormente. Para o diretor de produção do 15º Fentepira, Leonardo Moraes, entregar os troféus aos grupos é um ato de agradecimento e uma forma de registrar a lembrança da edição. “O mesmo fazemos aos nossos parceiros e patrocinadores, que fazem parte desse processo. Além dos troféus aos grupos, cada artista recebe um certificado de participação em seu nome, que será entregue de forma virtual”, diz.
EDIÇÃO MEMORÁVEL
O 15º Fentepira reuniu também debates, rodas de conversa e oficinas sobre temas relacionados às artes cênicas, além de um bate-papo, realizado pelo Sesc Piracicaba, com profissionais negros, que abordaram as oportunidades e o racismo. “Encerramos o festival com chave de ouro e garantimos, mais uma vez, uma edição memorável. O maior motivo de orgulho é termos conseguimos realizar o projeto em meio a essa turbulência mundial, além de termos proporcionado a ajuda aos artistas de teatro locais que tanto fazem pela cena piracicabana”, comemora Leonardo Moraes.
COMISSÃO ORGANIZADORA
A Comissão Organizadora do 15º Fentepira foi formada por Jorge dos Santos Ferreira da Silva (Semactur), Luiz Gustavo Maluf (SemacTur), Amanda Forti (SemacTur), Dayane Gabriele Bortoleto (SemacTur), Felipe de Menezes (Apite), Rosangela Pereira (Apite), Camila Amaral Tavares (Sesc), Mirella da Sena Cagliari (Sesi), Ricardo Moreira de Araújo (Senac), Fátima Cristina Monis (Sociedade Civil), Anelisa Ferraz (Movimento Liberdade Liberdade) e Edvaldo Oliveira (Movimento Liberdade Liberdade). Leonardo Moraes foi o diretor de produção. Adriana Batista e Willy Siviero, os coordenadores gerais.