Covid-19: Horto de Tupi é novamente fechado à visitação pública

Prefeitura de Piracicaba vem fazendo uma série de investimentos para a melhoria da área – Crédito: Divulgação

O Horto de Tupi está fechado à visitação pública a partir desta quarta (2). A decisão – tomada pelo Comitê Gestor da Área de Visitação Pública do Horto de Tupi – veio após o governo paulista anunciar o retorno do Estado à fase Amarela do Plano SP de flexibilização de controle sanitário e flexibilização econômica, até o dia 4 de janeiro.
Segundo Giovanni Batista Campos – analista ambiental da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e membro do Comitê Gestor da Área de Visitação Pública do Horto de Tupi, o fechamento do espaço para os frequentadores ocorre por conta das restrições sanitárias impostas pela fase amarela, conta
“A unidade é totalmente aberta, não existindo um ponto específico que torne possível o controle de acesso e o cumprimento de algumas medidas sanitárias impostas pela fase amarela do Plano São Paulo como, por exemplo, limitação do número de visitantes e medição de temperatura dos frequentadores. Sendo assim, em total consonância com as medidas tomadas até o momento, o Comitê Gestor decidiu pelo fechamento da área de visitação pública até novo reenquadramento da região de Piracicaba na fase verde do Plano São Paulo”, disse Campos.
O local estava aberto à visitação desde o dia 13 de outubro, quando Piracicaba entrou na fase verde do Plano São Paulo de flexibilização econômica. Desde então, o Horto de Tupi vinha recebendo um número considerável de frequentadores, principalmente aos finais de semana. A população encontra no lugar um espaço propício para contemplação da natureza, atividades esportivas e de lazer ao ar livre.

ESTRUTURA 

A Prefeitura de Piracicaba vem fazendo uma série de investimentos para a melhoria da área de visitação pública do Horto. As mais recentes são: reforma dos banheiros coletivos próximos ao Centro de Visitantes e ao Lago Marcelo; instalação de fossas sépticas; reforma do imóvel 23, que passou a ser denominado de CAS – Centro de Apoio da Sedema – Horto de Tupi com o objetivo de servir de apoio às equipes do Pelotão Ambiental, Patrulhamento Rural (destacamento da Guarda Civil Municipal/GCM) e da Polícia Militar durante as rondas na unidade e constituir um espaço para que o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) em parceria com as equipes Instituto Florestal (IF) desenvolvam as atividades e ações dos diversos programas de educação ambiental em andamento.
MANUTENÇÃO 

Apesar do fechamento da unidade à visitação pública, o Horto de Tupi continuará recebendo todos os cuidados necessários à sua conservação. Equipes da Sedema prosseguem realizando o corte do mato ao longo das estradas internas e nas áreas destinadas ao público, além da poda de galhos de árvores que possam causar acidentes nas diversas trilhas existentes no local.

Outra ação recente foi a retirada, e o posterior reaproveitamento, de dois pinheiros que recentemente tombaram em virtude das fortes chuvas ocorridas no município nos dias 16 e 18 de novembro. Equipes da Engemaia (empresa terceirizada da Sedema) fizeram o serviço de retirada das árvores, sendo que seus troncos foram fragmentados e transformados em 25 bancos – que foram colocados ao redor do lago e dos quiosques, para, em breve, propiciar maior conforto aos frequentadores.
As equipes de manutenção da Prefeitura contam com o apoio dos colaboradores parceiros do Instituto Florestal (IF), que dispõe de equipamentos e um trator que nos auxiliam nas tarefas de manutenção diária.

PLANTIO 

A equipe do Viveiro de Mudas da Sedema realizará, durante esta semana, um novo plantio na área atingida em agosto por um incêndio. Na ocasião, o fogo consumiu aproximadamente 55.000 m².
Parte desta área recebeu um plantio em 2018, por ocasião do Programa Verde Oliva – que prevê o plantio de uma árvore para cada atirador formado no Tiro de Guerra de Piracicaba. Agora, serão plantadas entre 150 e 200 mudas de árvores nativas atrativas de fauna. Entre as espécies escolhidas estão: cateretê, cereja-rio-grande, figueira-da-pedra, pêssego- bravo, saguaragi-amarelo e uvaia-azeda.
PLANO CONTRA INCÊNDIOS 

A equipe administrativa da Estação Experimental de Tupi elaborou um relatório sobre Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que foi enviado à coordenação da Operação Corto Fogo 2020.
Com base nesse documento, o Comitê Gestor elaborou uma versão simplificada desse relatório – com informações objetivas e úteis, para casos de incêndio – que foi distribuída a todos os colaboradores e parceiros da unidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima