Sábado (24), o jornal semanário O Alerta publicou pesquisa contratada – realizada entre os dias 17 e 18 de outubro por Amaral dos Santos & Pimental Ltda, com margem de erro de 4,5% e nível de confiança em 95%, sendo 470 entrevistados, nos dias 16 e 17 de outubro – em que o candidato à reeleição prefeito Alcides está em primeiro lugar, com 32,8 por cento, ficando em segundo lugar a candidata Ivete Migliani, com 21,4 e em terceiro, com 12,4 por cento, o candidato Djalma Bordignon. Branco, nulo e nenhum, 9,6 por cento, e indecisos, com 23,7. Esse resultado, segundo a pesquisa que foi encomendada pelo jornal O Alerta, refere-se à pergunta: se as eleições fossem hoje, em quem votaria para prefeito de Laranjal Paulista (espontânea)?
Já para a pergunta “em quem não votaria”?, isto é, para medir a rejeição, a pesquisa ficou assim: Alcides Moura Campos, 10,4; Djalma Bordignon, 18,9 por cento; Ivete Migliani, 13,9 por cento; nenhum, branco e nulo, 16,4 por cento; indecisos ficam em 40,4 por cento.
Numa citação direta dos nomes, as respostas à pesquisa ficaram assim: prefeito Alcides, 38,1 por cento; Djalma Bordignon, 18,4; Ivete Migliani, 23,8. Nenhum, nulo e branco, 9,8, e indecisos, 9,9 por cento. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob número 03614/2020.
DATA NEWS
Nesta sexta (30), registrada sob número 04405/2020, foi liberada para publicação pesquisa realizada pelo Data News Brasil em que o resultado é de divergência à publicada anteriormente pelo jornal O Alerta. Data News fez a pesquisa no dia 26 de outubro, com margem de erro de 4,5% para mias ou para menos, com 95% de nível de confiança e foram entrevidos 465 eleitores. A Tribuna Piracicabana solicitou os dados para divulgação no dia 31.10, sábado.
Na intenção de voto para prefeito em Laranjal Paulista, em resposta espontânea, Ivete aparece com 18,2 por cento, enquanto o prefeito Alcides tem 14,1 por cento, e Djalma Bordignon tem 3,2 e outros nomes menos de um por cento.
Nas respostas estimuladas, aprecem 5,4 por cento indecisos e 4,2 para nenhum, branco e nulo. Bordignon tem 9,1 por cento, prefeito Alcides tem 37,1 e Ivete 44,2 por cento. Já na rejeição, com respostas estimuladas, Ivete tem 3,3 por cento, prefeito Alcides 27,1 por cento e 29,4 para Djalma Bordignon. Aparecem 40,2 que não rejeitam nenhum dos candidatos. (publicada novamente por ter saído com incorreções)
As falhas de A Tribuna no texto de sábado, 31
No texto publicado sábado (31), a editoria cometeu algumas falhas e que são corrigidas na matéria acima, hoje republicada. Faltaram, em referência à pesquisa de O Alerta, o período da pesquisa e margem de erro e do nível de confiança, além do número de entrevistados.
Também na pesquisa do Data News houve falha, citando na linha fina que “foi divulgada ontem (sexta, 30), e o correto é “foi liberada ontem para publicação”. Também faltou o número de entrevistados, além da margem de erro e nível de confiança.
Para cumprir a legalidade da publicação, A Tribuna republica hoje o mesmo texto, com as devidas alterações, e o objetivo da publicação foi mostrar, aos eleitores de Laranjal Paulista, que havia (até aquele momento) duas pesquisas, com resultados diferentes, de forma a contribuir com o processo democrático na escolha municipal, já que há três concorrendo ao cargo máximo da unidade da federação.
OFENSAS
Como os ânimos ficam acirrados em época de eleição, A Tribuna Piracicabana entende e lamenta que, em redes sociais, há quem tenha desejo de desqualificar o trabalho jornalístico em relação às pesquisas, condenando as ações do nosso jornal. Lamentável o erro, exatamente involuntário.
O diretor de A Tribuna, Evaldo Vicente, pede desculpas aos leitores e eleitores e reafirma uma certeza: “Em Política, há bobos, sábios e malandros; eu, com certeza, prefiro ser bobo, ou sábio, a ser malandro”.