Piracicaba terá mais 12 escolas em Período integral

Secretário da Educação, Rossieli Soares, esteve na cidade em outubro, a pedido do deputado Alex de Madureira – Crédito: Divulgação/Arquivo

O PEI (Programa de Ensino Integral) do Governo de São Paulo ampliará a jornada de mais 12 escolas de Piracicaba. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) na última quarta-feira (4). Com a inclusão, a cidade passará a contar com 36 unidades em tempo integral. No total, a partir do ano letivo de 2021, mais 400 escolas no Estado passarão a oferecer ensino nesse regime.
As novas escolas estaduais com ensino integral serão a do Bairro Santo Antônio; Professor Hélio Penteado de Castro (Santa Terezinha), Comendador Luciano Guidotti (Jupiá), Augusto Saes (Nova América), Felipe Cardoso (Anhumas), João Guidotti (Morumbi), Professor Jethro Vaz de Toledo (Itapuã), Professor Doutor João Chiarini (Nossa Senhora de Fátima), Professor João Alves de Almeida (Tanquinho), Professora Olivia Bianco (Jaraguá), Doutor Samuel de Castro Neves (Santana) e Professora Dionetti Callegaro Miori (Água Branca). Outras duas unidades da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba (DER) que também contarão com o novo regime são as localizadas em Charqueada, Professor Pedro Crem Filho, e Águas de São Pedro, Angelo Franzin.
Em visita a Piracicaba em 8 de outubro, a pedido do deputado estadual Alex de Madureira (PSD), o secretário da Educação, Rossieli Soares afirmou que a cidade poderia ser a primeira no Estado a ter todas as escolas estaduais no PEI. “É um desafio muito grande, mas a cidade possui todas as características para que isso seja concretizado em 2021”, disse o secretário na oportunidade.
Segundo Madureira, a região recebeu o maior número de inclusões no PEI. Das 80 unidades anunciadas, 14 estão sob a administração da DER de Piracicaba. “Estamos em contato permanente com a Secretaria de Educação e já indicamos novas escolas para integrar o PEI. Nossa expectativa é que até o início de 2021, mais unidades do município sejam incorporadas ao programa”, afirma o deputado estadual.
Escolas incorporadas ao PEI possuem matriz curricular diferenciada, que inclui orientação de estudos, práticas experimentais e clubes juvenis de acordo com temas de interesse, como dança, xadrez e debates. O desempenho das escolas em tempo integral também é superior. Segundo dados da Secretaria de Educação, todas as 33 escolas estaduais de São Paulo de ensino médio com melhores indicadores são integrantes do PEI.
Com a inclusão das 400 escolas da rede estadual no PEI, a partir de fevereiro de 2021, mais de 500 mil estudantes serão beneficiados. É o maior número de alunos em ensino integral em um estado, em todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima