Registrado o quinto caso de raiva em morcegos neste ano

Foi encontrado na semana passada pela equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) um morcego caído em quintal no bairro Pau D’alhinho. Análise realizada pelo laboratório do CCZ-São Paulo confirmou se tratar de animal com o vírus da raiva. Este é o quinto diagnosticado com a doença neste ano.
O morcego em questão é insetívoro e silvestre. Possui porte pequeno e pertence à família Molossidae, da espécie Molossus molossus, comum na cidade e áreas rurais. Forma grandes colônias, de 150 até 1.000 indivíduos, e se abriga tanto em cavernas, fendas de rochas, ocos de árvores, como em frestas de edificações humanas.
Este ano, já foram recolhidos pelo CCZ e enviamos para diagnóstico aproximadamente 190 morcegos, sendo cinco positivados: dois no Parque Orlanda, um no bairro Jupiá, um no Centro e este último, no bairro rural do Pau D’alhinho. No ano passado, de aproximadamente 300 recolhidos, 10 estavam com a doença.
O CCZ orienta para que os animais domésticos (cães e gatos), que não estejam com a vacina antirrábica em dia, principalmente dos bairros onde foram encontrados os morcegos doentes, sejam vacinados, pois o vírus da raiva está circulando na região e os animais ficam expostos à contaminação.
Em caso de morcegos encontrados caídos nos imóveis, ou em casos de contato direto de morcegos com animais (cães e gatos) ou humanos, o morador deve entrar em contato com o CCZ pelo telefone 3427-2400, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h; aos sábados, das 7h às 15h45; e aos domingos, das 7h às 11h45.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima