Deputada Bebel: Bolsonaro quer acabar com aumento real do piso dos professores

Em suas redes sociais, a presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), deputada estadual Professora Bebel (PT), reproduz denúncia da Folha de S. Paulo de que o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) quer vincular o reajuste do piso salarial dos professores da educação básica à inflação, o que elimina o ganho real garantido pela lei atual.
De acordo com a parlamentar, a proposta do governo é alterar a lei do piso na regulamentação do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), aprovado recentemente pelo Congresso Nacional, “promovendo mais ataque à área educacional, desta vez para acabar com uma conquista histórica dos professores”, diz a parlamentar.
LEI DO PISO

Bebel destaca que a Lei do Piso, de 2008, criada pelo presidente Lula, vincula reajuste anual à variação do valor por aluno do Fundeb, o que reflete em aumentos acima da inflação, uma antiga reivindicação dos profissionais da educação. Agora, o governo quer que a atualização seja só pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
A reportagem da Folha de São Paulo também denunciou que o governo disparou mais fake news no dia dos professores, 15 de outubro, e fez propaganda nas redes sociais do aumento 12,84% do piso, como se fosse realização da gestão, apesar de ser lei.
“Maior reajuste salarial para professores da educação básica desde 2012, diz mensagem da Secretaria de Comunicação”, o que é uma grande falácia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima