A Estação da Paulista recebe no próximo dia 24 de outubro, às 10h, a peça teatral O juiz de paz na roça, com texto de Martins Pena e adaptação de Reinaldo Santiago. A apresentação voltada à produção e difusão da cultura em Piracicaba, é um dos projetos aprovados pelo edital FAC 01/2020, financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura. O evento é gratuito, com realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio SemacTur (Secretaria Municpal de Ação Cultural e Turismo) e do Comcult (Conselho Municipal de Cultura).
Juiz de paz na roça é uma obra teatral de comédia de costumes que se passa na zona rural no interior do Brasil. Aborda, com humor e sátira, o jeito particular de ser da gente roceira do Brasil no século XIX, focando as cenas em volta de uma família da roça e no do cotidiano de um juiz de paz. Neste ambiente, explora uma série de situações em que transbordam a simplicidade e inocência daquelas pessoas.
A peça traz ainda, em sua temática, a corrupção política, sendo esta a principal problemática abordada. A obra é um marco da literatura brasileira, e matéria obrigatória de vestibulares de todo país. Tem o objetivo de proporcionar aos vestibulandos e aos demais públicos, o conhecimento da literatura brasileira de forma lúdica e prazerosa, popularizando e democratizando o acesso à cultura. A direção é de Rosângela Pereira e produção de Wellington Camargo. O elenco é composto por Bianca Horvat, Bárbara Caletti, Emilly Ramos, Gabriel Passos, João Medeiros, Lisandra Morgado, Luccas Jacquie, Nathália Lopes e Sabrina Placido. Faixa etária: 12 anos.