Estão em construção pela prefeitura de Piracicaba sete unidades de saúde da Rede de Atenção Básica (USFs Grand Park/Vida Nova, Monte Feliz/Água Branca, Santa Rita/Perdizes, Minas Nova/Jardim das Fores/Morada do Sol, Anhumas, Jardim Ipê/Jardim Piracicaba/Bem Viver e Policlínica Parque Piracicaba. Trata-se de um investimento de aproximadamente R$ 5,6 milhões. Pelo menos três delas devem ser concluídas ainda este ano.
A USF Anhumas está em fase acelerada e a empresa responsável acredita ser possível entregá-la até novembro. Na primeira quinzena de outubro está prevista finalização do acabamento e início da instalação de internet. O mesmo está previsto para a USF Santa Rita Avencas. Como noticiado recentemente, a USF Minas Nova/Jardim das Flores/Morada do Sol deve entrar em operação em no máximo 30 dias, ou seja, na segunda quinzena de outubro. A obra está nos detalhes finais.
A construção da USF Jardim Ipê/Jardim Piracicaba/Vem Viver está no respaldo para a laje, sendo que toda a alvenaria foi concluída. No mesmo ritmo se encontra o Grand Park/Vida Nova. As demais já foram iniciadas e avançam pela etapa da alvenaria, com previsão de entrega para primeiro semestre de 2021.
Para o secretário de Saúde dr. Pedro Mello, as novas unidades representam um ganho imenso para a população, em primeiro lugar, e para os profissionais de saúde, qualificando ainda mais a rede de atendimento da atenção primária em toda a cidade.
“Os usuários terão melhor acolhimento, com mais conforto, o que amplia sensação comunitária de bem estar. Da parte das equipes de saúde, o espaço estará melhor estruturado, com consultórios planejados e salas adequadas para reunião e atividades complementares, o que estimula o engajamento”, explicou.