Santana e Santa Olímpia Manifestação pede antecipação de alça na SP-308

A deputada Bebel conversa com moradora durante a manifestação que chegou a paralisar o tráfego na SP-308 – Crédito: Divulgação

A deputada estadual Professora Bebel (PT) vai cobrar oficialmente a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) para que negocie junto a concessionária Eixo a antecipação para já da construção da alça ligando a SP-308 (Piracicaba-Charqueada) à vicinal de acesso aos bairros rurais de Santana e Santa Olímpia. O anúncio foi após a deputada participar, sábado (26), da manifestação de moradores de Santana e Santa Olímpia contra o fechamento do acesso ao bairro, que ocorrerá com a construção de uma praça de pedágio no Km 182, cujas obras já tiveram início.
Carregando faixas e cartazes, e acompanhados de uma carro de som, cerca de 300 moradores das comunidades de Santana protestaram contra o fechamento do acesso ao bairro e pediram a antecipação da construção da alça de acesso aos bairros, que de acordo com o cronograma da concessionária Eixo está prevista somente para a oitava etapa de melhorias da SP-308, ou seja, dentro de oito anos. Eles partiram de frente da igreja do bairro de Santana e se dirigiram até o km 182 da SP-308, protestando contra as medidas tomadas pela Artesp, com o apoio do prefeito Barjas Negri e do deputado Roberto Morais, sem que fossem ouvidos, onde o tráfego de veículos chegou a ser paralisado por cerca de 30 minutos. Toda manifestação pacífica foi acompanhada pelas polícias militar e rodoviária.
De acordo com o morador Valdemar Correr, a pavimentação de um trecho de cinco quilômetros entre o pontilhão que dá acesso ao bairro da Reta, na SP-308, até o bairro de Santana, não resolve o problema das comunidades trentino-tirolesas. É que, conforme explicou, com a pavimentação desta vicinal, todos os veículos, inclusive os caminhões carregados de cana vão passar por dentro do bairro de Santana e na frente da escola estadual que serve as duas comunidades, colocando em risco a vida dos estudantes. “As dimensões das ruas do bairro não comportam o tráfego de caminhões maiores. A Artesp tem tomado medidas sem nos ouvir e isso tem revoltado as comunidades, que serão prejudicadas com o fechamento deste acesso”, ressaltou.
A pavimentação de aproximadamente cinco quilômetros de vicinal em menos de dez dias, também foi destacado pelos moradores. “Quando foi construída a atual vicinal, que é mais curta, em meados dos anos 90, demoraram mais de três meses. A construção desta pavimentação tem que ir para o guines book (livro dos recordes)”, disse, duvidando que a obra feita comportará o tráfego pesado. Além disso, outro problema relatado por eles é de que enquanto a atual vicinal conta com iluminação, a que foi pavimentada não tem esta melhoria e não há nenhuma promessa de que seja implantada.
Para a deputada Bebel, que é contrária à concessão de rodovias, uma vez que isso irá onerar a população, com a colocação de praças de pedágios, a medida tomada pela Artesp exclui os moradores de Santana e Santa Olímpia das melhorias que a SP-308 irá receber. “Com a concessão, vão melhorar e, posteriormente, duplicar a SP-308, mas os moradores destas comunidades estão sendo excluídos deste benefício, uma vez que estão sendo empurrados para uma vicinal que corta canaviais e não tem o mínimo de segurança”, diz.

As explicações da Eixo SP
A Eixo SP informa que, sobre as obras na SP 308 – Rodovia Hermínio Petrin, acolheu um pedido da comunidade organizada representada pelo Executivo de Piracicaba; representantes das Câmaras de Vereadores de Piracicaba e Charqueada; e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A solicitação, que tinha como proposta a alteração da implantação da praça de pedágio do km 180,4, previsto em Edital de Concessão, para o km 182,25 da rodovia em questão, foi apresentada em reunião com representantes da concessionária e diretoria da Artesp. Nessa mesma reunião a Artesp informou que um novo dispositivo de retorno com uma marginal que possibilitasse o uso do acesso original, será construído no 8º ano de concessão, em acordo ao plano de investimento da Concessão. Ocorre que até a implantação desse novo dispositivo os moradores dos dois bairros deveriam usar a via municipal existente em revestimento primário.
A Eixo SP entendeu que poderia contribuir para uma viagem mais confortável e segura para estes moradores e propôs a melhoria na via municipal, como doação para a Prefeitura de Piracicaba, que concordou prontamente uma vez que era uma reivindicação antiga dos moradores, porém sem recursos para a sua execução. Cabe salientar que esta obra será realizada com recursos próprios da Eixo SP sem nenhum aporte dos cofres públicos. Além disso, a concessionária reforça que a pavimentação não induzirá fluxo de caminhões uma vez que mesmo hoje esses veículos não se sentem privados da livre movimentação por conta das condições da via. O crescimento de fluxo de veículos nessa vicinal será aumentado em veículos de passeio por conta da maior segurança e da redução no trecho de ligação entre o bairro e o centro de Piracicaba. Esta solução atende duas grandes preocupações da comunidade: desobriga os moradores a passarem pela praça de pedágio para o deslocamento até Piracicaba e evita que a estrada se torne rota de fuga para caminhões, já que a praça de pedágio estará no km 182,25 da SP.

 

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