Aracy Duarte Ferrari
Ano 2020, setembro dia 15, o escritor piracicabano Thales Castanho de Andrade completaria cento e trinta anos, e será sempre lembrado; pode-se até afirmar: sente-se saudade!
Em seus livros deixava transparecer sua simplicidade, alma caipira, infantil e conquistava a todo. Foi pioneiro na publicação de livros infanto-juvenis, voltados para a natureza. O ecossistema agradecia e agradece até hoje, pois os assuntos ecológicos, em especial, a defesa do meio ambiente deve ser um procedimento inerente ao ser humano.
Notabilizou-se, segundo seu amigo Monteiro Lobato, pelo romance infanto-juvenil “Saudade”, escrito que foi reeditado mais de 60 vezes e, por mais de meio século, foi o livro mais adotado para leitura nas escolas do Brasil.
Analisando os seus livros A Filha da Floresta, Fim do Mundo, El-Rei Dom Sapo, Bem-te-vi Feiticeiro, Árvores Milagrosas, A Fonte Maravilhosa, Bella, A Verdureira, e, em especial, Saudade, percebe-se a força total que transmitia para as crianças e como elas reagiam, quanto aos procedimentos e cuidados assumidos com a conservação da natureza. Isto é a relação do homem com o meio ambiente. Pode-se afirmar que abtes de ser instituída a disciplina Ecologia, em nível universitário, o professor e escritor Thales transmitia através das estórias infantis, esses ensinamentos dos valores, procedimentos e atitudes de maneira lúdica e positiva. Mensagens valiosíssimas!!
O professor e escritor Thales era também Supervisor de Ensino, época em que escreveu livros didáticos pedagógicos, sendo que “Vida na Roça” foi utilizado no ano de 1942 por alunos do então Grupo Escolar Coronel José Garcia, em Presidente Alves, na Diretoria de Ensino de Bauru, livro esse que hoje encontra-se na biblioteca da Academia Piracicabana de Letras.
No que toca a autora deste artigo, esse livro traz ainda lembranças muito relevantes, pois foi utilizado pelo meu falecido esposo Aldo Ferrari, então aluno do segundo ano primário em Presidente Alves. E mais ainda, minha filha Cristiane Maria Duarte Ferrari de Sousa Reis formou-se em Ecologia na UNESP-Rio Claro trilhando os ensinamentos do escritor e professor Thales.
Quanto mais informações obtidas sobre o autor, mais “Saudade” é sentida…
____
Aracy Duarte Ferrari, escritora