Duda Cominetti destaca a gratificação Em participar do Paradas pro Sucesso

Duda Cominetti, guitarrista da Banda Via Pública – Crédito: Aline Aragon

Você já viu uns dos vídeos das Paradas pro Sucesso? A campanha antitabagismo que está agitando as redes sociais? Artistas renomados de Piracicaba e região gravaram vídeos com mensagens otimistas de incentivo à cessação do tabagismo. Confira a participação do Duda Cominetti, 38 anos, guitarrista, cantor e compositor na Banda Via Pública, e que foi fumante passivo durante 25 anos (“por conta da minha mãe”).
“Participar do projeto Paradas pro Sucesso foi muito gratificante para mim, pois perdi minha mãe há dois anos atrás para o tabagismo vítima de graves problemas cardíacos e respiratórios após uma vida toda com um consumo exagerado de cigarros. Poder usar um pouquinho do meu tempo e da minha segunda profissão como músico para ajudar a conscientizar as pessoas sobre os males causados pelo tabagismo, não tem preço. Parabéns, Dra. Juliana Previtalli, pela iniciativa.”
No vídeo, Duda diz: “Pessoas de todas as idades podem se beneficiar da cessação do tabagismo. Um indivíduo que tenha por volta de 30 anos ganhará quase 10 anos em expectativa de vida. Mesmo alguém que tenha sofrido uma doença grave como o infarto consegue um benefício ao parar de fumar, pois reduz mela metade as chances de ter outro ataque cardíaco.”
OPAS

De fato, há benefícios de saúde imediatos e de longo prazo para as pessoas que param de fumar. Segundo dados da OPAS (Organização Pan Americana da Saúde):
Dentro de 20 minutos, o ritmo cardíaco e a pressão arterial baixam.
Em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue cai para o normal.
De duas a 12 semanas, a circulação sanguínea melhora e a função pulmonar aumenta.
Entre um a nove meses, a tosse e a falta de ar diminuem.
Em um ano, o risco de desenvolver uma doença coronariana cai pela metade (em relação a um fumante).
Em cinco anos, o risco de ter um acidente vascular cerebral é reduzido ao de um não fumante.
Em 10 anos, o risco de câncer de pulmão cai para cerca de metade em relação a um fumante e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas também diminui.
Em 15 anos, o risco de doença cardíaca coronária é o mesmo de um não fumante.
CESSAR 

Mesmo as pessoas que já desenvolveram problemas de saúde relacionados ao tabagismo ainda podem se beneficiar da cessação do tabagismo. Confira os benefícios que elas terão quando pararem de fumar:
Por volta dos 30 anos de idade: ganha-se quase 10 anos em expectativa de vida.
Aos 40: ganha-se nove anos em expectativa de vida.
Aos 50: ganha-se seis anos em expectativa de vida.
Aos 60: ganha-se três anos em expectativa de vida.
Se o indivíduo para de fumar após o início de uma doença grave com risco de morte o benefício é rápido. As pessoas que param de fumar depois de sofrerem um ataque cardíaco, por exemplo, reduzem em 50% as chances de ter outro ataque cardíaco.
TRATAMENTO 

Quem ser sentir preparado para fazer o tratamento do tabagismo pode procurar a UBS mais próxima e perguntar pelo Programa Anti Tabagismo, fornecido pelo SUS. A doutora Juliana Previtalli também atende em seu consultório pacientes particulares e convênios: Cardioclin, rua Visconde do Rio Branco, 1.804, Bairro Alto. Agendamentos pelo WhatsApp: 97123-1361

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima