O livro “Piracartum homenagem a 20 cartunistas de Piracicaba nos 45 anos do Salão de Humor”, será lançado após as eleições. Associação dos Amigos do Salão de Humor (AHA), em reunião virtual, discutiu possibilidades de data, local e horário, mas é certo que será somente após as eleições.
A obra recupera momentos importantes da contribuição destes autores, cujas histórias antecedem e depois se entrelaçam a do Salão de Piracicaba, é de autoria dos pesquisadores Adolpho Queiroz, Edson Rontani Junior, Américo Vicente Junior, Denise Storer, com artigos também de Fausto Longo, Carlos Colonese (presidente do Conselho Consultivo do salão) e do ex- prefeito Adilson Maluf.
Na nova obra, financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo, com apoio do COMCULT, Conselho Municipal de Cultura e Turismo, eles inventariaram autores cujas trajetórias são bastante conhecidas na cidade, quer por suas contribuições no campo do jornalismo e revistas impressas, e, mais recentemente, pela sua difusão através de blogs, sites e das redes sociais. Além da tiragem do FAC, há uma segunda edição simultânea com apoio da Acipi, Familia Trevisan, Sim Propaganda, Construwana, Ejetec e Pluzie Materiais Elétricos.
A ideia do projeto surgiu destes pesquisadores, com o objetivo de realçar a contribuição dos artistas da cidade na ocasião em que o Salão de Humor completa seus 47 anos de atividades. Além do livro e através da AHA, pretende realizar exposição digital das obras, realizada por Rodrigo Toledo Botelho, que poderá ser vista pelo youtube. Mais do que isso, o livro homenageia também jornais e jornalistas da cidade.
Entre os artistas escolhidos para esta obra estão Sálvio Frota, Roberto Cera, Telmo Otero, Chico Coelho (autor da capa), Emilio Moretti (autor do projeto gráfico), Giba Martim, Gus Piacentini, João Ariozo, Marisa e Gilson Hyppólito, Marcos Cavalari, Renato Cosentino, Marilu Trevisan, Edson Rontani (atual presidente da AHA), Mauro Rontani, Fernando Bassete, Lorival Bassete, Chico Crócomo, Zé Mariano e Armando Kanazawa.
O livro tem 72 páginas e desenhos impressos em preto e branco; foi editado e impresso pela Editora EME/ Nova Consciência de Capivari, com uma tiragem de 300 exemplares, que serão distribuídos pela AHA.
Livro Piracartum 2 será lançado após as eleições
23 de setembro de 2020