Parque Memorial 2020 será aberto nesta quarta-feira

Parque Memorial 2020, com 9.000 m², fica no bairro Vale do Sol – Crédito: Divulgação/Sedema

Piracicaba vai ganhar uma área verde destinada à reflexão, contemplação e lazer ecológico. Nesta quarta (23), a partir das 9h, será aberto o Parque Memorial 2020, espaço de aproximadamente 9.000 m² (metros quadrados) – localizado no Loteamento Alto da Boa Vista, no bairro Vale do Sol – que será composto por diferentes espécies de árvores, agrupadas em maciços, no entorno de uma APP (Área de Preservação Permanente) vizinha de 14.178 m2. A criação do parque verde é uma homenagem às vítimas fatais da Covid-19 na cidade.

O evento, que integra a programação do Setembro Verde da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), também celebra o início da primavera, que começa hoje. O Parque Memorial 2020 está situado entre as ruas Creuza Zawitoski, Ana Maria Rodrigues e a avenida Antônio Carlos da Rocha Conceição. O Parque Memorial 2020 será aberto com seis maciços arbóreos. Cada um será dedicado a um mês e terá um tipo de árvore simbolizando e homenageando as vítimas correspondentes ao período.

No total, haverá o plantio de nove mudas de pau d’alho (abril), 19 mudas de imbirinha (maio), 64 mudas de saguaragi (junho), 104 ipês amarelos (julho), 88 mudas de pau-marfim (agosto) e 50 mudas de farinha-seca (setembro). Pelo grande volume de mudas, a maioria delas será previamente plantada. Amanhã, serão plantados apenas alguns exemplares simbolizando a homenagem. O evento será realizado com número restrito de pessoas, seguindo o protocolo sanitário de prevenção à Covid-19.

Walter Radamés Accorsi de Souza Sobrinho, que representará as famílias enlutadas, fará o plantio de uma muda de árvore registrando a inauguração do Parque Memorial 2020. “O respeito às pessoas e ao ambiente deve estar sempre presente na sociedade. Piracicaba deverá sempre se lembrar de conterrâneos que nos deixaram nesta pandemia. Esperamos que o Memorial seja um local de orações e reconhecimento da importância de cada piracicabano falecido representado por uma árvore”, declara o secretário da Sedema, José Otávio Menten.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima