O CCO (Centro de Controle Operacional) da concessionária Mirante, implantado desde o início da PPP (Parceria Público-Privada) com o município, é formado por um amplo sistema de monitoramento da coleta de tratamento do esgoto em Piracicaba.
Através dele é possível controlar, remotamente, em tempo real, 24 horas por dia, o funcionamento das ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) e EEs (Estações Elevatórias), bem como, efetuar a segurança patrimonial das instalações da empresa. Englobam o sistema de monitoramento, tecnologia de ponta com a representação gráfica das Estações de Tratamento de Esgoto e das Elevatórias de Esgoto para a tela de computadores, permitindo que o operador do CCO otimize a programação e o controle operacional de todo o sistema de esgotamento sanitário do município.
Em Piracicaba, são monitorados diariamente uma complexa malha com 24 Estações de Tratamento de Esgoto e 62 Estações Elevatórias de Esgoto. Marcos Kuppe, operador de CCO, há quatro anos, conta que Operar um CCO exige atenção, conhecimento e decisões assertivas. “Temos um sistema inteligente de operação, totalmente integrado ao Centro de Controle Operacional. Isso me permite acessar remotamente todo o sistema de esgotamento sanitário da cidade. Temos o controle absoluto do sistema com acompanhamento, 24 horas, onde é possível obter diagnósticos e identificação de possíveis manutenções, proporcionando a otimização da operação e o aumento da qualidade do sistema de esgotamento sanitário”, detalha.
Com todo o sistema interligado, a concessionária Mirante ganha agilidade e qualifica o atendimento à população.
Concessionária Mirante: sistema atua 24 horas para garantir serviço de qualidade
19 de setembro de 2020