Sedema retira 405 toneladas de resíduos do Ecoponto Cecap/Eldorado

Sedema instalou uma placa informando a desativação paulatina – Crédito: Divulgação/Sedema

A Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), por meio do Setor de Resíduos Sólidos, realizou a retirada de aproximadamente 405 toneladas de rejeitos do Ecoponto Cecap/Eldorado. O serviço foi executado em dois dias, no sábado (5) e na segunda (7). Onze caminhões da Prefeitura de Piracicaba fizeram cerca de 90 viagens transportando o material descartado no local com destino ao Ecoparque.
A Prefeitura está desativando o Ecoponto Cecap/Eldorado, pois o local onde ele está instalado não é mais adequado para a existência de um equipamento para o descarte de resíduos. Futuramente, o espaço daquele ecoponto será ocupado pela área de lazer que já existe ao lado.
A Sedema, que é a pasta responsável pela administração dos ecopontos, está orientando a população que se dirige ao local para, a partir de agora, levar os resíduos de construção civil (máximo de 1 metro cúbico/m3 por pessoa) aos demais ecopontos que funcionam no município. No local, a Sedema instalou uma placa informando a manutenção/ desativação paulatina do Ecoponto Cecap/Eldorado.
O secretário municipal da Sedema, José Otávio Menten, destaca que Piracicaba possui um PMGIRGS (Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos) que contempla 13 tipos de resíduos, e que os ecopontos foram criados para evitar o descarte irregular de pequenas quantidades de resíduos. “O ecoponto existe para atender o cidadão que está, por exemplo, fazendo uma pequena reforma na sua residência. Um ecoponto tem que estar próximo da comunidade para cumprir seu objetivo e afastado o suficiente para não causar transtornos. A meta é manter Piracicaba como uma das cidades que melhor destina os resíduos sólidos no Brasil”, afirma o titular da Sedema.
FROTA DE CAMINHÕES 

A ação para limpar o Ecoponto Cecap/Eldorado foi feita com o suporte de 11 caminhões: quatro fornecidos pela empresa terceirizada que presta serviços de manutenção de áreas verdes à Sedema; dois caminhões da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento); e outros cinco da empresa terceirizada que presta serviços à Sema.
HISTÓRICO 

O Ecoponto Cecap/Eldorado foi construído antes do surgimento de condomínios naquela região. Na época tratava-se de um local afastado, praticamente não havia residências nas proximidades. Optou-se por instalar um Ecoponto ali porque o local já era um ponto de descarte de grandes volumes de resíduos. Porém, o bairro cresceu e a população já não queria mais o Ecoponto naquele local. Tanto os moradores do Cecap (que utilizam a área de lazer vizinha) quanto os moradores do Condomínio Campos do Conde, que são os principais reclamantes. A Prefeitura está analisando uma nova área para a construção de um novo Ecoponto naquela região, longe de residências e comércios.
Relação de Ecopontos da cidade: Monte Rey – rua Giovanni Ferrazo – de segunda a sexta, das 7h às 19h; sábado, das 7h às 16h; Bosques do Lenheiro – rua Sapucaia – de segunda a sábado, das 7h às 17h; Jardim Oriente – rua Profª. Maria Isabel Teixeira Mendes X Dr. Raul Machado Filho – de segunda a sexta, das 7h às 18h; sábado, das 7h às 17h; Ártemis – rua Fioravante Cenedese – de segunda a sexta, das 7h às 18h; sábado, das 7h às 16h; Mário Dedini I – rua Antônio Franco de Lima; Mário Dedini II – rua dos Topázios – de segunda a sexta, das 7h às 18h; sábado, das 7h às 17h; Santo Antônio – rua João Laurelli – de segunda à sexta, das 7h às 18h; sábado, das 7h às 17h.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima