Limpeza de peneira revela descarte incorreto de lixo na rede coletora de esgoto

Peneira Step Screen2 – Crédito: Divulgação

A universalização da coleta e tratamento de esgoto é de suma importância para um município, já que impactam diretamente na saúde da população. O esgoto ou água residual é formado pela água utilizada no dia a dia de uma casa, em vasos sanitários, chuveiros, pias, lavatórios e tanque da lavanderia. Após a utilização dessa água, ela deve passar pelas etapas de tratamento de esgoto antes de retornar à natureza.
A água residual proveniente das residências contém aproximadamente 1% de resíduos sólidos e 99% de material líquido. Às vezes a proporção desses resíduos pode ser diferente e para conseguir filtrar tudo que o sistema capta, o tratamento de esgoto possui peneiras Step Screen, que são utilizadas para a retenção de materiais mais grosseiros, como um filtro formado por grades. Essa é a primeira etapa, e através dela o esgoto fica livre de resíduos sólidos. Geralmente, esses resíduos sólidos são descartados de maneira incorreta e inadequada e podem danificar os equipamentos de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).
O material sólido retido na grade é removido e direcionado para uma caçamba que recebe cal a fim de inertizar toda essa coleta e posteriormente é enviado para um Aterro Sanitário. Cerca de 500 quilos de detritos são retirados pela peneira diariamente, e para que a diminuição desses materiais aconteça, você pode seguir algumas dicas:
– Não descarte lixo no vaso sanitário, ralos de pias, tanques e lavanderias.
– Não descarte óleo de cozinha na pia ou no vaso sanitário.
– Não descarte fio dental em ralos e pias.
– Evite jogar cabelo nas tubulações de pias e chuveiro.
– Cotonetes, cigarros, absorventes e preservativos devem ser descartados no lixo.
– Não misture recicláveis com orgânicos – sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes.
– Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados
ALERTA 

Além de contribuir com o sistema de esgotamento sanitário da sua cidade, você ajudará o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima