A partir da segunda (17), o Parque da Rua do Porto, o Parque do Piracicamirim, o Parque do Engenho Central e o Parque da Paulista serão reabertos com restrições de funcionamento. O protocolo para a reabertura dos quatro locais foi estabelecido pelo Decreto Municipal Nº 18.387, de 13 de agosto de 2020.
O Parque da Rua do Porto e o Parque do Piracicamirim funcionarão de segunda a sexta-feira, das 6h às 16h. Já o Parque do Engenho Central e o Parque da Paulista abrirão somente às segundas, quartas e sextas-feiras, das 6h às 16h. Os quatro parques públicos da cidade não abrirão aos finais de semana.
O anexo único do Decreto estabelece algumas normas/diretrizes que devem ser cumpridas a partir de segunda-feira (17). Entre elas estão: o uso obrigatório de máscaras em tempo integral; observar o distanciamento social de 2 metros; a necessidade de orientação aos frequentadores dos parques quanto às regras do protocolo; controle de acesso e a determinação da capacidade máxima conforme orientações das autoridades de saúde; a intensificação de limpeza de banheiros e a desinfecção de áreas de maior fluxo; a proibição de utilização de parquinhos infantis, academias,equipamentos de ginástica, campos e quadras esportivas; não permissão para o uso de bebedouros públicos; posicionar álcool gel, de maneira visível e de fácil acesso, para funcionários e usuários, e outras regras.
O novo decreto foi elaborado pela Procuradoria Geral do Município de Piracicaba, e posteriormente assinado pelo prefeito Barjas Negri,levando em consideração: 1) a 10ª Atualização do Plano São Paulo, por meio da qual o Governo do Estado de São Paulo avançou Piracicaba para o enquadramento na Fase 3 (amarela), que autoriza abertura, com restrições, de negócios não essenciais; 2) a consequente edição do Plano Piracicaba de Retomada das Atividades Econômicas no Município de Piracicaba – Etapa 2 (Decreto Nº18.379).