Meio Ambiente, sustentabilidade e a gestão dos resíduos sólidos

Saul Nunes da Silva

 

No Brasil constitui-se uma grande problemática ambiental no que se refere a produção e coleta seletiva para disposição final dos Resíduos Sólidos. Vamos resolver o problema gerado na área urbana, visto que a gestão dos resíduos é de responsabilidade do poder público municipal e também da comunidade geradora no intuito de priorizar o desenvolvimento sustentável.

 

A Prefeitura de Rio das Pedras através do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Antonio Carlos Defavari vem colaborando para a implantação de uma cooperativa de reciclagem de materiais no município, desta forma o poder público, no qual a contrapartida seria a doação de uma área para implantação da referida cooperativa conforme a Lei Municipal 2863/2015, que reza em seu Artigo 15:

 

– § 1º: “A coleta de resíduos urbanos será feita de forma seletiva e, a coleta dos resíduos sólidos passíveis de reutilização e/ou reciclagem será realizada por catadores organizados em associações ou cooperativas”.

 

– § 2º: “A Prefeitura Municipal se responsabiliza pelo cadastramento de catadores independentes no município, articulando a possibilidade de inclusão dos mesmos em cooperativas já existentes ou fomentando novas cooperativas”.

 

 

De acordo com o Ministério Público, encerrou-se o prazo dos “lixões” no Brasil, e isso está no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

 

Com espaço e infraestrutura, daremos um norte para a questão dos Resíduos Sólidos no município de Rio das Pedras.

_____

Saul Nunes da Silva, ativista em defesa do Meio Ambiente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima