O nascimento de um importante supermercado no Piracicamirim

Barjas Negri

Em 1993, quando exercia o cargo de secretário de Planejamento da Prefeitura de Piracicaba, recebi a visita de um engenheiro do Mato Grosso, que representava uma família de investidores na área de supermercados. Seu interesse era viabilizar uma área para implantar na cidade uma das filiais do Supermercado Casa Moreira.
De posse do Plano Diretor e da Planta da Cidade, mostramos as áreas de expansão urbana e as de maiores concentrações populacionais. Atento às nossas explicações, o engenheiro levou as informações para avaliar e fazer as pesquisas necessárias.
Duas semanas depois, ele retornou ao meu gabinete, informando que escolhera uma importante área localizada no Piracicamirim, entre duas movimentadas avenidas: Alberto Vollet Sachs e Dois Córregos. Áreas consideradas estratégicas para a construção e implantação de mais um supermercado na cidade.
Em que se pese a boa localização da área, um entrave teria que ser superado: nela havia um loteamento com todas as diretrizes aprovadas, com definição do sistema viário e das áreas institucionais e de recreação. No entanto, as melhorias da infraestrutura viária ainda não haviam sido iniciadas. Era preciso uma articulação com os proprietários e empreendedores para saber se iriam ou não concluir o empreendimento.
As várias reuniões entre os interessados levaram à desistência do empreendimento e a venda do imóvel para a construção do supermercado. Para dar continuidade ao projeto, conversamos com o prefeito Mendes Thame que a alternativa mais viável era submeter à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei “desfazendo” o loteamento e propondo uma compensação ao Poder Executivo, reservando uma área a ser destinada à construção de equipamento social.
Após explicar o projeto e tirar todas as dúvidas, a Câmara aprovou o Projeto de Lei e, a partir daí, as negociações puderam ser concluídas. A empresa mato-grossense adquiriu a área e construiu o empreendimento, conhecido como Supermercado Casa Moreira, que atendeu por muitos anos a população da região. Os proprietários da Casa Moreira também adquiriram uma área entre o supermercado e o Terminal Piracicamirim, que e doou ao município.
Anos mais tarde, a Casa Moreira foi transformada em Supermercado Coop, que atende bem a população da região. A área vizinha, que havia sido doada ao município, foi repassada pela Prefeitura para a Guarda Mirim construir a sua sede própria. Na minha gestão anterior, de 2009 a 2012, construímos a sede da Guarda Mirim, que foi transformada no Instituto Formar, na rua Gonçalves Dias, atendendo muito bem 500 jovens por ano, com um trabalho de boa qualidade. A Gonçalves Dias era uma via fechada, sem saída para a avenida Alberto Vollet Sachs. Agora, como parte das obras de modernização do Terminal Piracicamirim, a Prefeitura abriu esse acesso, o que deu uma cara nova ao Instituto Formar.
Para finalizar, devo mencionar que, 23 anos depois dessas ações, o mesmo engenheiro que esteve em meu gabinete de secretário de Planejamento, agendou uma reunião agora como prefeito, para anunciar que os empreendedores iriam realizar novos investimentos no prédio do hoje Supermercado Coop, atendendo ao aumento da demanda e modernização do setor. Isso aconteceu em 2018, e houve a geração de novos empregos na cidade. Nossos agradecimentos aos empreendedores que acreditam na cidade e contribuem para o seu desenvolvimento, como foi o caso deste supermercado.

____

Barjas Negri, economista, prefeito de Piracicaba

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima