Sesc Piracicaba lança o Podcast Letraria, em Libras

Primeiro podcast do Letraria é “O Marinheiro” – Crédito: Suellyn Camargo

Está no ar o primeiro episódio do podcast do Sesc Piracicaba: Letraria. Divulgar o mundo das letras e da literatura de forma descontraída, gostosa e leve. Essa é a proposta do Letraria, podcast de literatura que a unidade local lançou nessa terça (28). Ancorado na página do Sesc Piracicaba pelo sescsp.org.br/sescpiracicaba e também no YouTube do Sesc Piracicaba (youtube.com/sescpiracicaba), o Letraria tem produção e apresentação de Alê Bragion e Josiane Maria de Souza, ambos doutores em Teoria e História Literária pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e veteranos da divulgação da literatura pelas ondas do rádio, que ganham agora a possibilidade de navegar pela imensidão da web.
Idealizado por Suellyn Camargo, programadora do Sesc Piracicaba, o Letraria inova também ao oferecer ao internauta o conteúdo do podcast em Libras. “Possibilitar, democraticamente, o acesso ao universo das letras é uma das nossas preocupações iniciais com o Letraria”, conta Suellyn Camargo, programadora do Sesc Piracicaba. “Na Literatura (aliás, na arte!) cada pessoa tem a sua interpretação individual, que pode ser ampliada em contato com outra interpretação”, completa.
Os episódios do Letraria devem ficar disponíveis para serem curtidos por tempo indeterminado. “O Letraria quer trazer para o universo da internet um bate papo sobre literatura numa atmosfera descontraída – sem, é claro, perdermos a criticidade, o cuidado com a informação e com o conteúdo”, revela Alê Bragion. “Aprendermos a usar a tecnologia a favor da educação, da cultura e do conhecimento é quase uma obrigação dentro do momento histórico que atravessamos no país e no mundo”, completa Josiane.
O MARINHEIRO 

O primeiro episódio da série aborda o drama estático “O Marinheiro”, do poeta português Fernando Pessoa. Incluído na lista de leituras obrigatórias do vestibular da Unicamp este ano, “O Marinheiro” é um dos textos emblemáticos do poeta português, sendo certamente uma das leituras mais difíceis da lista da Unicamp. “A ideia não é fazer um podcast sobre literatura nos vestibulares, não. Mas resolvemos aproveitar a deixa da Unicamp para, dando uma canja ao vestibulando que se interessar pelo podcast, abordarmos esse texto tão bonito e ao mesmo tempo tão complexo de Pessoa”, comenta Josiane.
O segundo episódio do Letraria abordará o romance angolano “Mayombe”, de Pepetela – outra obra a prefigurar nas listas dos vestibulares deste ano (o romance é leitura obrigatória para Fuvest) e será lançado em 11 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima