NA ARGENTINA
O acadêmico em Medicina Jefferson Viscardi — nascido em Piracicaba, com vários anos de companheirismo no jornal A Tribuna Piracicabana — recebeu o título de Promotor de Saúde, cursando o 5º ano na Universidade Nacional de Rosário (UNR), Argentina. Feliz, ontem (24), com os professores Luciano D’Attilio (imunologia), Jorge Molina (decano), Jefferson Viscardi (promotor da saúde), Pablo Árias (fisiología) e Damián Lerman (vice-decano). Para nós de A Tribuna, é motivo de plena alegria, satisfação total em ver o sucesso do futuro médico (em 2026, completará o sexto ano), com especialização em Psiquiatria. Parabéns ao Jefferson e nossas homenagens ao Corpo Docente da FMC – Facultad de Ciencias Médicas da UNR.
ERRO
Na edição de ontem (24), sobre o encontro do empresário Erick Gomes (sem partido), o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB, ainda) e Miromar Rosa, o Miro “primeiro-ministro”, por erro de revisão, saiu “penar Piracicaba”. O correto é “pensar Piracicaba”. Nossas desculpas.
ENTRAVES — I
Prevista para ser oficializada até o fim deste mês, a fusão entre PSDB e Podemos é fortemente defendida pelos presidentes nacionais das siglas, Marconi Perillo (PSDB) e Renata Abreu (Podemos). Ambos enxergam na união uma oportunidade de fortalecimento político e renovação partidária.
ENTRAVES — II
No entanto, apesar do entusiasmo das lideranças nacionais, o processo encontra resistência em pelo menos quatro estados: Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia. Nessas regiões, as divergências locais de posicionamento político entre os diretórios das duas legendas têm dificultado os acordos e a harmonização das bases.
ENTRAVES — III
A expectativa dos articuladores é que o diálogo avance e os obstáculos sejam superados nas próximas semanas, com foco na construção de uma nova força política unificada, capaz de disputar espaço com mais protagonismo nas próximas eleições.
ENTRAVES — IV
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, afirmou que a articulação para a fusão com o Podemos está em estágio avançado e adiantou alguns detalhes sobre como deve funcionar essa união. Inicialmente, as siglas devem operar sob o nome provisório de PSDB + Podemos, enquanto ajustes estruturais e políticos são definidos.
ENTRAVES — V
Mais do que uma estratégia de fortalecimento partidário, a fusão também é vista por Perillo como uma última cartada para evitar a saída de Eduardo Leite do PSDB. O governador do Rio Grande do Sul já anunciou sua intenção de se filiar ao PSD, mas Perillo acredita que ainda é possível convencê-lo a permanecer no partido — especialmente se conseguir viabilizar sua candidatura à Presidência da República pela nova legenda unificada. A permanência de Leite é considerada crucial para o futuro do PSDB.
ENTRAVES — VI
Em Piracicaba, os tucanos estão em compasso de espera, aguardando uma definição oficial sobre a fusão entre PSDB e Podemos por parte da direção nacional. A expectativa é que, a partir dessa decisão, o cenário político local comece a se desenhar com mais clareza. Por ora, o que se sabe é que Barjas Negri, uma das principais lideranças do partido na cidade, deverá disputar as eleições de 2026 — seja como candidato a deputado estadual ou federal, ainda a ser definido.
FAUSTO — I
Ontem (24), o arquiteto Fausto Guilhermo Longo — senador e deputado federal ítalo-brasileiro por dez anos — esteve em Piracicaba, e foi recebido no Programa Comentaristas da Rádio Educadora, ao lado do deputado federal Fábio Porta, com mandato atualmente. O tema principal: mudanças nas leis de cidadania italiana para brasileiros.
FAUSTO — II
Fausto Longo, Faustinho como é chamado pelos amigos, tem ligação com Diretório Municipal do MDB em Piracicaba. Dos membros do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) históricos em Piracicaba, Fausto está ligado à cúpula da legenda em nível nacional e estadual e sempre tem sua participação político-partidária respeitada.