
A Caterpillar Inc. comemora, oficialmente, seu 100º aniversário no dia 15 de abril. O centenário marca um século de inovação com foco no cliente e liderança no setor. Em 1925, a Holt Manufacturing Company e a C.L. Best Tractor Co. se fundiram para formar o que era então conhecido como Caterpillar Tractor Co.
Do primeiro trator de esteira da empresa, projetado para puxar colheitadeiras no norte da Califórnia, nos Estados Unidos, a equipamentos autônomos para construção e mineração e motores que impulsionam o mundo hoje, os produtos e serviços da Caterpillar ajudaram seus clientes a concluir projetos de infraestrutura que moldaram o mundo moderno.
“A Caterpillar está comemorando um século marcado por inovação pioneira, excelência em engenharia e expertise no setor”, disse Tony Fassino, presidente do grupo de Indústrias de Construção da Caterpillar. “Ao olharmos para trás e para a nossa história, estamos prontos para tudo o que nos aguarda nos ‘Próximos 100 Anos’. Juntamente com a rede de revendedores Cat, estamos animados com o que o futuro nos reserva e continuamos comprometidos em ajudar a solucionar os desafios dos clientes enquanto trabalhamos juntos para construir um mundo melhor e mais sustentável”.
IMPACTO GLOBAL – A infraestrutura conecta pessoas a escolas, empregos, oportunidades e entre si. Não poderíamos começar a calcular o número de estradas, pontes, ferrovias, represas, aquedutos e redes elétricas que os clientes da Caterpillar construíram ao longo do último século. Nem poderíamos quantificar o número de vidas melhoradas por esses projetos. Eis o que sabemos: há 100 anos, as pessoas que utilizam os produtos e serviços da Caterpillar desempenham um papel significativo no atendimento às crescentes necessidades da sociedade por abrigo seguro, água limpa, energia confiável e conexão global — e continuarão a fazê-lo nas próximas décadas.
NEM SEMPRE FORAM MÁQUINAS AMARELAS – Em homenagem ao seu 100º aniversário, a Caterpillar Inc. anunciou as máquinas Cat® Limited Edition. Esses modelos apresentam uma pintura personalizada intitulada “Centennial Grey” para reconhecer a cor original dos primeiros produtos da Caterpillar. Estas máquinas serão exibidas em comemorações selecionadas do centenário e em feiras comerciais – como a Agrishow, no Brasil, que ocorre a partir de 28 de abril. As máquinas cinzas podem ser: carregadeiras compactas, pequenas e médias; retroescavadeiras; minicarregadeiras; tratores de esteiras; pequenas, médias e grandes escavadeiras; motoniveladoras.
A história do nome Caterpillar
A inovação de engenharia mais significativa atribuída a Benjamin Holt, um dos fundadores da Caterpillar, foi a invenção do primeiro trator de esteiras comercialmente bem-sucedido – o trator de esteiras atual. Essa invenção não só se tornou um dos produtos fundamentais da empresa, como seu desenvolvimento também levou ao nome Caterpillar.
Inventor incansável, Holt estava sempre buscando maneiras de aprimorar os produtos de sua empresa, que na época incluíam colheitadeiras e tratores a vapor com rodas. O principal mercado de Holt eram os campos agrícolas ao redor do Vale do Rio San Joaquin, no norte da Califórnia, e a geografia da região dificultava o preparo das plantações, pois os pesados tratores a vapor atolavam no solo turfoso e encharcado. Após algumas pesquisas, Holt instruiu seus mecânicos a remover as rodas traseiras de um trator a vapor Holt e substituí-las por um par de esteiras que ele havia projetado. No Dia de Ação de Graças de 1904, essa máquina de esteiras, conhecida como nº 77, foi submetida ao seu primeiro teste de campo e apresentou um desempenho admirável.
A ORIGEM DO NOME – O nº 77 foi testado novamente com um conjunto aprimorado de esteiras em março de 1905. Durante essa viagem, Benjamin e seu sobrinho Pliny levaram o fotógrafo da empresa, Charlie Clements, a campo para fotografar a máquina. Ao chegarem lá, Clements ficou um pouco confuso a princípio, pois não viu nenhuma roda na máquina, embora ela estivesse em movimento. Clements viu o movimento da esteira ondulando entre a roda dentada e a roda livre dianteira e exclamou que a máquina se arrastava como uma grande “lagarta” (caterpillar, em inglês).
A FORMAÇÃO DA “CATERPILLAR” – Pliny e outros membros da família Holt ajudaram a persuadir Benjamin de que “Caterpillar” era a escolha lógica. O nome acabou pegando e, em 1909, o primeiro trator Holt a usar o nome Caterpillar saiu da linha de montagem. Em 1910, Holt registrou o nome “Caterpillar” como marca registrada no Escritório de Patentes dos EUA. E em 1925, quando Holt e Best se fundiram para formar sua nova empresa de tratores, eles usaram o nome tão familiar para pessoas ao redor do mundo: Caterpillar. A Caterpillar Tractor Company é hoje conhecida como Caterpillar Inc., e o resto, como dizem, é história.