CAPIAU

NUVENS

Com os olhos postos, fixados de vez, em 2026, o deputado Madureira trouxe para sua assessoria na Alesp o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Gilmar Rotta, que fez mais de 2000 votos no PDT, apoiando Barjas Negri para prefeito. Estas tais nuvens falam sempre mais alto e de forma bem diferente: ora de um lado de um jeito, ora de outro lado de outro jeito.

AVENIDA — I

“A SP-304 é uma avenida entre as nossas cidades”, afirma, em vídeo, o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Dênis Andia (MDB) — ex-prefeito de Santa Bárbara D’Oeste por oito anos consecutivos. Todos aguardam, prezado Dênis, é a manifestação oficial de Sua Excelência, o governador do Estado, Tarcísio de Freitas. Andia refere-se às cidades de Americana e SBO.

AVENIDA — II

“Como o governo estadual já reconheceu a necessidade prioritária de investimentos, então, é hora propícia para darmos sequência ao bom debate e garantirmos esses investimentos, mesmo sem pedágios”, afirma Andia. É preciso cancelar os editais, e falarmos todos sobre investimentos.

PEDÁGIOS — I

Nos bastidores políticos, o anúncio do deputado estadual Alex Madureira (PL) de que não serão construídas as três praças de pedágio na Rodovia Luiz de Queiroz foi visto como um movimento estratégico. A atitude demonstra que o parlamentar busca evitar repetir o episódio vivido pelo ex-deputado estadual Roberto Morais (Cidadania), que, à época, não conseguiu impedir a instalação dos pedágios em São Pedro e Charqueada. A situação acabou marcando negativamente sua trajetória política, e Roberto não conseguiu se reeleger.

PEDÁGIOS — II

Por sua vez, atenta, a deputada estadual Professora Bebel (PT) aguarda posicionamento oficial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Até o momento, apenas o deputado Alex Madureira (PL) se manifestou sobre o tema. Diante da ausência de uma declaração formal do chefe do Executivo estadual, ainda não se pode considerar oficial a desistência da implantação das praças de pedágio na Rodovia Luiz de Queiroz.

EM FRENTE

Na comemoração dos 100 dias, o prefeito Helinho Zanatta (PSD) ficou justos 20 minutos na cervejada que secretários e amigos próximos ofereceram a ele. Um jeito de comemorar, e o evento ocorreu no bar do Aeroporto Pedro Morganti. Sem muito o que comemorar, mas ajustando as necessidades da Administração, Zanatta ficou feliz.

REPUBLICANOS — I

A substituição do ex-presidente do Republicanos em Piracicaba, Vanderlei Giangrossi, pelo vice, Marcio Minatel, foi um pedido pessoal do deputado Alex Madureira (PL) ao governador Tarcísio de Freitas. Se é ético ou não, fica para o tempo contar. Ou deduzir.

REPUBLICANOS — II

Giangrossi, contudo, conta com o prestígio da cúpula do partido na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O ambiente interno no partido não está dos melhores, tanto é que o empresário Erick Gomes (partido a ser anunciado) também se desligou da legenda. Normal, principalmente em ano que acontece eleições.

DESENCONTRO

Erick Gomes (partido a ser anunciado) divergiu de Alex Madureira (PL) no segundo turno das eleições do ano passado. Gomes queria apoiar, e apoiou formalmente, Barjas Negri (PSDB), enquanto Madureira cerrou fileiras em torno de Helinho Zanatta (PSD), que venceu no segundo turno. É certo que vieram compensações políticas, o que é normal.

DÍVIDAS

As dívidas dos cidadãos piracicabanos com a Prefeitura Municipal superam R$ 3,2 bilhões em impostos. IPTU, IPVA, entre outros. São mais de 280 mil ações judicializadas, que se acumulam nos escaninhos na Procuradoria Jurídica, sem solução. Coragem para enfrentar.

SERENATAS

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Gustavo Herrmann, partiu para uma nova atividade. Empresário bem-sucedido no setor do agro, Gustavo está aprendendo a tocar violão numa das escolas de música de nossa cidade. Serenatas à vista? Maravilha.

YAKISOBA

O tradicional Yakisoba do Clube Cultural Recreativo Nipo-Brasileiro foi movimentado. Além do vereador Pedro Kawai (PSDB), que também atua como diretor de Relações Públicas do clube, marcaram presença o vereador Fábio Silva (Republicanos) e o deputado estadual Alex Madureira (PL). Todos foram recepcionados pelo presidente Pedro Mizutani.

ORAÇÃO

O deputado estadual Alex Madureira (PL) publicou, em suas redes sociais, uma mensagem de oração pela recuperação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que já deixou a UTI e foi transferido para o quarto no Hospital DF Star, em Brasília. Bolsonaro passou por uma cirurgia de laparotomia, com duração aproximada de 12 horas. Saúde e Paz.

ERICK — I

Com a saída de Erick Gomes do Republicanos, fica a expectativa sobre qual será o próximo passo do pré-candidato a deputado federal pela Região Metropolitana de Piracicaba. Nos bastidores políticos, comenta-se que o presidente do Simespi deverá se filiar ao Podemos, partido presidido nacionalmente por Renata Abreu. Quem sabe? Gomes guarda segredo mesmo.

ERICK — II

Por outro lado, o Podemos aguarda uma definição sobre uma possível fusão com o PSDB, legenda do ex-prefeito Barjas Negri, que também é cotado para disputar uma vaga parlamentar. Caso a fusão se concretize, há ainda a possibilidade de uma federação com o Solidariedade, partido que tem Paulo Campos como possível pré-candidato a deputado federal. Nas entrelinhas, o cenário revela uma multiplicidade de nomes e articulações. É aguardar as nuvens.

CURSINHO — I

Por meio de indicação, o vereador Pedro Kawai (PSDB) solicitou ao prefeito Helinho Zanatta (PSD) a retomada do Cursinho Municipal em Piracicaba. A propositura, datada de 12 de fevereiro, até o momento não obteve resposta por parte do chefe do Executivo. Enquanto isso, jovens estudantes de baixa renda, que sonham em ingressar em universidades públicas, seguem estudando sozinhos em casa, já que muitas famílias não têm condições financeiras de arcar com cursinhos particulares.

CURSINHO — II

É importante destacar que o Cursinho Municipal foi implantado durante as gestões do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), contando com a coordenação do renomado professor Carraro, de Física (Anglo), as aulas eram ministradas no auditório da Escola Estadual Mello Ayres. Infelizmente, o programa foi descontinuado na gestão do ex-prefeito Luciano Almeida (PP), deixando uma lacuna significativa no apoio aos estudantes de baixa renda da cidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima