REPÚDIO – I
O vereador Cássio Fala Pira (PL) continua indignado com o arquivamento do caso da menina Jamilly Vitória Duarte, que morreu em decorrência da picada de escorpião. O vereador foi um dos integrantes da CPI instalada na Câmara e que encaminhou ao Ministério Público um relatório, porém a promotoria não viu indícios de crime e arquivou o caso.
REPÚDIO – II
O caso aconteceu em 12 de agosto de 2023 e o arquivamento pelo Ministério Público é de novembro do mesmo ano, portanto, já se passaram mais de 14 meses desde o arquivamento. O vereador Cássio Fala Pira que o caso gerou revolta na população e que, mesmo depois de todo trabalho da CPI, continua sem uma resposta do poder público.
FUSÃO — I
Os presidentes nacionais do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, e do PSDB, Marconi Perillo, estão em negociações para uma possível fusão entre as legendas. No entanto, enfrentam um impasse significativo: nenhum dos dois dirigentes está disposto a abrir mão do nome de seu partido, o que dificulta o avanço das tratativas.
FUSÃO — II
O presidente nacional do PSDB afirmou que está em diálogo com Podemos, Republicanos e Solidariedade sobre uma possível fusão. No entanto, deixou claro que não abrirá mão do nome PSDB, alinhando-se à posição de uma parcela expressiva dos tucanos. Vai ferver o caldeirão político daqui para a frente.
FUSÃO — III
No PSDB, a possibilidade de extinguir a sigla histórica enfrenta forte resistência. Tucanos ressaltam que a identidade do partido é um fator crucial e que qualquer mudança drástica pode comprometer o apoio de lideranças e militantes. Diante desse cenário, setores da legenda avaliam alternativas menos radicais, como uma fusão com o Podemos ou uma federação com o Solidariedade — partidos menores em relação ao Republicanos e mais propensos a aceitar concessões nas negociações. Aliás, o que será difícil também porque o sentimento fala mais alto do que a lógica política.
FUSÃO — IV
Nos bastidores, articuladores do Podemos demonstram otimismo e consideram certa a união com o PSDB. A avaliação interna é de que Marconi Perillo não aceitará um acordo que reduza o protagonismo de sua legenda. Além disso, destacam que a presidente do Podemos, deputada Renata Abreu, tem se mostrado favorável a articulações estratégicas e já liderou com sucesso a incorporação do PHS e do PSC ao partido. O Podemos busca expandir sua influência política e fortalecer sua representatividade para apresentar um projeto nacional robusto.
FUSÃO — V
Nesse cenário, o projeto presidencial do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), sairia fortalecido. No passado, Leite chegou a ser convidado a se filiar ao Podemos para disputar a presidência em 2022, o que evidencia o interesse da legenda em atrair lideranças de relevância nacional.
FUSÃO — VI
Esse aval para Eduardo Leite não seria tão simples no Republicanos, partido que abriga o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Considerado um dos principais nomes do bolsonarismo, Tarcísio aguarda a definição do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre seu futuro político, especialmente diante da inelegibilidade do ex-presidente. Questão de tempo somente.
FUSÃO — VII
Além desse impasse, a fusão entre PSDB e Republicanos poderia intensificar disputas internas e comprometer os planos de diversos filiados. Em Minas Gerais, por exemplo, o ex-governador e deputado federal Aécio Neves (PSDB) almeja uma vaga no Senado em 2026. No entanto, ele poderia enfrentar a concorrência do presidente estadual do Republicanos, Euclydes Pettersen, que também tem aspirações para o cargo.
FUSÃO — VIII
Apesar do impasse, aliados de Aécio Neves negam qualquer resistência à fusão. Segundo eles, o cenário político em Minas Gerais ainda é incerto, e questões regionais não têm sido um fator determinante para o posicionamento do ex-governador. Nos últimos dias, Aécio se reuniu com Marcos Pereira e o presidente da Câmara, Hugo Motta, além de ter conversado por telefone com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
ABRIL
As negociações entre partidos, todos, seguem e o desfecho dessas articulações é esperado ainda neste mês, com o objetivo de destravar a construção de alianças para 2026. Que vai arriscar?