
A deputada estadual Professora Bebel (PT) reuniu mais de 800 participantes na plenária estadual que marcou os seis primeiros anos do seu mandato popular na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, completados no último dia 15. Realizado no Espaço Beira Rio, no centro da cidade, contou com a participação de lideranças de diversas regiões do Estado de São Paulo e de Piracicaba e região, e foi prestigiada pelo ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, pré-candidato a presidente nacional do PT, assim como dos deputados federais Jilmar Tatto, Juliana Cardoso e de Chico Damacena, secretário executivo do Ministério do Trabalho, que representou o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em viagem ao exterior com o presidente Lula.
A solenidade teve como mestre de cerimônias o ator global Paulo Betti, um dos ícones do Partido dos Trabalhadores, que também mencionou, por diversas vezes, a força do mandato da deputada Professora Bebel na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, tanto na defesa da educação pública de qualidade como das mulheres, dos idosos, da juventude e das minorias, e em defesa do estado democrático de direito e da cultura. O atual presidente do PT municipal, Mário Paixão, juntamente com diversas lideranças políticas de Piracicaba e do Estado de São Paulo, como o primeiro presidente da Apeoesp, Fábio de Moraes, também participaram e destacaram o importante trabalho desenvolvido pela deputada Professora Bebel, assim como lideranças sindicais da cidade, além de prefeitos e vereadores de diversas regiões do Estado.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, sem poder participar em função de compromissos assumidos anteriormente, enviou vídeo, ressaltando o trabalho da Professora Bebel, inclusive, atuando firmemente em prol de toda região de Piracicaba, tendo conseguido inúmeros avanços e conquistas para o município, como recursos para a Santa Casa, Hospital dos Fornecedores de Cana, Hospital Regional e quatro novas ambulâncias para o SAMU. Pedro Totti, pré-candidato a presidência do PT Piracicaba também falou da importância da Professora Bebel, ressaltando o fato dela ter “resgatado o partido na cidade. Em 2020, depois de quatro anos do PT sem um representante na Câmara de Vereadores, a Bebel se empenhou e coordenou a chapa de candidatos a vereadores, garantindo a eleição da vereadora Rai”, falou, sobre aplausos.
Os deputados federais Jilmar Tatto e Juliana Cardoso, juntamente com o ex-prefeito Edinho Silva, enfatizaram a importância da deputada Professora Bebel na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e do seu mandato popular, assim como também destacaram o resgate das políticas sociais do governo Lula e fizeram fortes críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, criticando qualquer proposta de anistia tanto para ele como para os participantes da tentativa do “golpe” em oito de janeiro de 2023. “Sem anistia, sem anistia….”, respondeu a multidão que tomou conta do espaço, com muitos ficando do lado de fora e só tendo acesso ao recinto com um revezamento entre os participantes, atendendo orientação da direção do Espaço Beira Rio que limitou o número de pessoas no espaço.
A deputada Professora Bebel, que teve exibido um vídeo mostrando suas principais ações, na abertura do evento, visivelmente emocionada, agradeceu a participação de cada um na plenária, lembrando dos seus pais, que a incentivaram a estudar, e falando da sua dedicação à educação e à vida pública, iniciada em meados da década de 80, enquanto conselheira da subsede da Apeoesp em Piracicaba, chegando à presidência da entidade, que presidiu por cinco mandatos, e que é o maior sindicato de trabalhadores da educação da América Latina. Também mostrou que diferente do que alguns tentam imputar, vem trabalhando firme para fortalecer o partido na cidade, que terá eleições em meados deste ano para eleger o seu novo diretório e executiva.
Bebel, que é a primeira mulher piracicabana a ser deputada estadual, reeleita com quase 156 mil votos, também falou dos seus embates com o governador Tarcísio de Freitas, na defesa da educação pública de qualidade e contra o desmantelamento do Estado de São Paulo, inclusive já tendo vendido a Sabesp e agora quer pedagiar as rodovias da região, com a colocação de cinco praças de pedágios, sendo três na SP-304 e duas na antiga estrada velha de Tupi, que liga Piracicaba à Santa Bárbara D`Oeste. A parlamentar contou ainda que conseguiu barrar na Justiça a privatização da construção e gestão de 33 novas escolas estaduais. “A nossa luta não para, temos muito trabalho pela frente e esta plenária é fundamental para fazermos um balanço do nosso mandato e nos prepararmos para os desafios dos dois próximos anos, e das eleições que enfrentaremos no próximo ano. Portanto, temos que trabalhar ainda mais para reelegermos o presidente Lula e elegermos uma bancada ainda maior e mais forte tanto na Assembleia Legislativa de São Paulo como no Congresso Nacional’, concluiu.