CALDEIRÃO POLÍTICO – CAPIAU

CASASSÃO

Em sessão ontem (25), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), por unanimidade, rejeitou os embargos de declaração de Carla Zambelli (PL) e manteve a cassação do diploma de deputada federal, por uso indevido dos meios de comunicação e a prática de abuso de poder político. A decisão, proferida em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), também manteve a determinação de inelegibilidade por oito anos a partir do pleito de 2022. Enquanto isso, em Brasília, corre no STF denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, seu ex-companheiro de partido.

DESAFIO — I

O lixo na rua Bom Jesus, do lado esquerdo, em frente ao 1663 (Restaurante Pintado na Brasa) é um desafio. Desde 2005, quando o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) assumiu seu primeiro mandato, o pedido é feito, refeito e refeito… Até agora, sem solução, tendo passado Gabriel Ferrato e Luciano Almeida, além de duas reeleições de Negri. É mole?

DESAFIO — II

Esse tema de prestação de serviços é bom para O Príncipe, de Nicoleu Maquiavel, ou para alguma outra obra menos conhecida do diplomata. Este idoso e cansado Capiau vai procurar algo novo nesse conceito de falta de atendimento ao que necessita a população. Reclamações é que não faltam.

CAMPINAS

A Câmara Municipal de Campinas aprovou, segunda-feira (24), projeto de lei que concede reajuste superior a 23% aos servidores do Legislativo. A proposta inclui aumento nos salários, reajuste no vale-alimentação e a criação de um programa de ressarcimento para planos de saúde e assistência odontológica. Há algum diplomada como Nicolau Maquiavel por lá?

CARTÃO — I

No governo do ex-prefeito Luciano Almeida (PP), a implantação do cartão PiraCidadão foi tratada como a menina dos olhos da administração. Já para a equipe do prefeito Helinho Zanatta (PSD), a mesma iniciativa foi desprezada, revelando um típico caso de miopia na gestão pública. Faz parte das mudanças.

CARTÃO — II

Tudo porque a administração atual extinguiu o contrato para a implantação do sistema, mesmo sabendo que o Executivo já havia investido R$ 10,6 milhões nesta iniciativa e cadastrado até então mais de 188 mil cidadãos. Só tempo dirá sobre erro ou não. Será virtù?, perguntaria o diploma Nicolau Maquiavel.

CARTÃO — III

O cartão PiraCidadão, além de estabelecer um cadastro único dos munícipes, oferecia, por meio dele, acesso a vários serviços municipais como agendamento de consultas médicas, retirada de medicamentos, acesso aos serviços da Guarda Civil e consultas veterinárias para famílias de baixa renda, entre outros. Espera-se que seja repensado. Quem sabe?

PROIBIU — I

A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo proibiu a entrada da imprensa na reunião na tarde de segunda (24), em Santa Bárbara d’Oeste, entre o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e os prefeitos da Região. O encontro aconteceu no Centro de Estudo e Cultura Ambiental e teve como pauta dois programas importantes: Integra Resíduos e UniversalizaSP.

PROIBIU — II

“A reunião é fechada, sem imprensa”, informaram membros da Secretaria de Comunicação do governo de Tarcísio de Freitas. Este velho e já cansado Capiau já passou por situações semelhantes e acredita que a restrição à imprensa pode estar relacionada à polêmica em torno da implantação de pedágios na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304). O Governo do Estado planeja instalar pórticos de cobrança nos quilômetros 122, 144 e 154, com previsão de funcionamento para após as eleições de 2026.

PROIBIU — III

A proposta de implantação de pedágios na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) tem gerado forte reação da população nas redes sociais, com a maioria expressando oposição à medida. O deputado estadual Alex Madureira (PL) também se manifestou contra a instalação dos pedágios na região de Piracicaba, publicando sua posição em suas redes sociais. Só que Alex está na base aliada do governador Freitas. Sem goela abaixo…

CANDIDATO — I

O deputado federal Ricardo Salles (Novo) declarou que disputará o Governo do Estado de São Paulo em 2026, caso o atual governador Tarcísio de Freitas concorra à Presidência da República. Salles recentemente trocou o PL, partido de Jair Bolsonaro, pelo Novo, mas mantém seu apoio ao ex-presidente.

CANDIDATO — II

O deputado Ricardo Salles (Novo) também não descartou a possibilidade de disputar uma cadeira no Senado Federal por São Paulo em 2026. Na eleição, estarão em jogo duas vagas: a de Mara Gabrilli (PSD) e a de Alexandre Giordano (PSDB), que assumiu o mandato após o falecimento do senador Major Olímpio durante a pandemia da Covid-19. Sobram candidatos e faltam cadeiras…

CANDIDATO — III

O deputado Ricardo Salles (Novo) já atuou como secretário estadual do Meio Ambiente e, durante sua gestão, propôs a venda do Horto de Tupi para a iniciativa privada. No entanto, o Ministério Público abriu um inquérito civil para investigar se a proposta de venda ou concessão era legalmente permitida. Com a atuação do então prefeito Barjas Negri, o Horto de Tupi foi municipalizado, garantindo sua preservação sob gestão pública.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima