CAPIAU

NO IHGP

Aniversariantes de janeiro, fevereiro e março do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), cortando o bolo em festa, após a Assembleia Ordinária, realizada na sede, dia 15 de março: a partir da esquerda, Angolini, Neder, Storel e Mentem. Parabéns.

NEGOCIAÇÕES — I

Iniciadas as negociações salariais do funcionalismo público, e diante da proposta envidada pelo prefeito Helinho Zanatta (PSD), muitos funcionários já estão sentindo saudades do ex-prefeito Luciano Almeida (PP), muito mais cedo do que esperavam. Falando-se em funcionalismo público.

NEGOCIAÇÕES — II

O que ninguém pode negar é que o ex-prefeito Luciano Almeida propôs a melhor recomposição salarial, comparados aos últimos 16 anos da era Barjas-Ferratto-Barjas. Ninguém nega isso.

NEGOCIAÇÕES — III

O problema é que Luciano Almeida derrapava na política. Com seu jeito truculento, conseguiu fazer algo de bom parecer não tão bom assim. Com isso, a greve aconteceu mesmo diante de uma proposta bem acima de todas as anteriores.

NEGOCIAÇÕES — IV

O que este idoso, cansado, e atento Capiau tem escutado, é que, nos corredores do prédio amarelo da rua Antônio Correia Barbosa, o que mais se comenta é a decepção do funcionalismo com a atual gestão, primeiro pela reforma administrativa onde privilegiou os comissionados em detrimento da meritocracia do funcionalismo, e agora pela proposta de aumento salarial.

DILMA — I

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita para a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco do BRICS. Sua recondução ao cargo contou com o aval do presidente da Rússia, Vladimir Putin, uma vez que o país era responsável pela indicação.

DILMA — II

Dilma Rousseff assumiu a liderança do banco em abril de 2023, com mandato inicialmente previsto para encerrar em julho deste ano. Vai indo bem naquilo que faz.

DILMA — III

No ano passado, Vladimir Putin apoiou a prorrogação do mandato de Dilma Rousseff à frente do Banco do BRICS. O presidente russo argumentou que as sanções impostas à Rússia devido à guerra na Ucrânia poderiam dificultar a nomeação e a atuação de um representante russo na instituição.

EMENDAS

O vereador e afilhado político de Eduardo Bolsonaro (PL) que está nos Estados Unidos postou, em suas redes sociais, que Piracicaba recebeu este ano R$ 400 mil em emendas parlamentares para o SUS (Sistema Único de Saúde) da Santa Casa de Misericórdia. A emenda foi destinada por Eduardo Bolsonaro que, nas eleições de 2022, teve em Piracicaba 10.195 votos.

CLIMA — I

A Câmara de Vereadores de Piracicaba lançou, na sexta-feira (21), a Frente Parlamentar de Combate à Crise Climática. A iniciativa é da vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”. Inicialmente, a frente terá como foco a promoção de políticas públicas voltadas tanto para a mitigação quanto para a adaptação às mudanças climáticas.

CLIMA — II

Além da vereadora Sílvia Morales, a Frente Parlamentar conta com Felipe Jorge Dário – Gema (Solidariedade), Gesiel de Madureira (MDB), Rai de Almeida (PT) e Zezinho Pereira (União). O evento contou ainda com a presença do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT).

CLIMA — III

Uma das principais preocupações destacadas no evento foi apresentada pela palestrante Nathalia Nascimento, professora da Esalq/USP. Ela afirmou que, em 2024, Piracicaba enfrentou quatro meses consecutivos com a qualidade do ar considerada insalubre para a vida humana.

NOVO PRÉDIO — I

A vereadora Rai de Almeida (PT) abordou na Tribuna da Câmara de Vereadores a construção da Delegacia de Defesa da Mulher em Piracicaba. A parlamentar informou que esteve reunida com representantes da Procuradoria Especial da Mulher e com o delegado regional para discutir os avanços do projeto.

NOVO PRÉDIO — II

Segundo a vereadora, o terreno já está regulamentado e a obra poderá ser viabilizada por meio de uma emenda do deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT), no valor de R$ 7,6 milhões, incluída no orçamento estadual de 2025. A vereadora defendeu a ampliação da rede de apoio às mulheres em situação de violência, a fim de garantir atendimento adequado à população.

MANIFESTAÇÃO

Liderada pelo vereador e pré-candidato a deputado federal Cássio Fala Pira (PL), a manifestação contra a instalação das praças de pedágio na rodovia Luiz de Queiroz ocorreu no domingo (23) na rotatória das avenidas Independência com Pádua Dias. Diversos apoiadores participaram do protesto, muitos deles com pranchetas nas mãos, recolhendo assinaturas para o abaixo-assinado contra a medida anunciada pelo governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima