Assinatura – Plano de Mobilidade Urbana começa com diagnóstico

Assinatura do “Autorizo” aconteceu na manhã de terça-feira (18) – foto: Daniella Oliveira

São Pedro terá um Plano de Mobilidade Urbana, documento que estabelece um planejamento a curto, médio e longo prazos para o desenvolvimento e aprimoramento da mobilidade no município.

Um dos responsáveis pela elaboração do Plano, Getúlio Macedo, que também é o coordenador de Mobilidade Urbana, destaca que a primeira etapa será a coleta de dados para a elaboração de um diagnóstico sobre o trânsito e o transporte no município.

“A coleta de dados será feita tanto do trânsito como do transporte, como por exemplo,itinerários da linha de ônibus, transporte de um modo geral por veículos, ônibus, bicicleta, a pé. Também vamos pesquisar volume de tráfego em alguns pontos no município e os empreendimentos, tanto os já existentes como os futuros e o impacto que vão ocasionar no trânsito e transporte”

As etapas incluem também a realização de audiências públicas para ouvir as demandas da população e a elaboração de um projeto de lei que será encaminhado para apreciação da Câmara Municipal. Essas ações devem ser concluídas no período de 12 meses.

Também compõem o grupo responsável pela elaboração do plano os secretários municipais Caio Piedade, de Obras; Fábio Pontes Ferreira, de Turismo e Cultura, o engenheiro civil Kedley Farias e Marcela Souza, técnica responsável pelo geoprocessamento.

“Em 90% dos municípios esses planos são realizados por empresa contratada e aqui em São Pedro vamos fazer com o nosso corpo técnico”, informou Macedo.

O prefeito Thiago Silva disse que a recente criação da Coordenadoria de Engenharia de Trânsito foi feita para pensar a cidade no presente e também a médio e longo prazo. “As alterações propostas podem não agradar a todos, mas são necessárias. São informações técnicas que vão garantir crescimento ordenado da cidade”, destacou.

O Plano de Mobilidade Urbana deve promover a integração entre os diferentes modais, melhorar a acessibilidade e garantir a mobilidade de pessoas e cargas dentro de um município.

A assinatura do documento que garantiu o início dos trabalhos foi acompanhado pelos vereadores  Adriano Vitor, Robinho Pedrosa, Luciano Mazzonetto, Cri Duarte, Aldo Enfermeiro, Du Sepulvida, Dudu, Claudinho Ramos e Du Sorocaba.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima