
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, abriu as inscrições para a 6ª edição do EducaTrilha na Escola, programa de educação ambiental, cultural, inclusiva, climática e de promoção de saúde e bem-estar realizado com escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba. O regulamento e o termo de compromisso para a inscrição da escola estão disponíveis em: https://hortodetupi.wixsite.com/educatrilhanaescola/. O primeiro encontro formativo acontece no dia 13 de março, das 8 às 11 horas, no Horto de Tupi.
O EducaTrilha oferece encontros formativos e de tutoria aos professores e tem um papel integrador em relação às demais iniciativas de educação ambiental e cultural no âmbito escolar. O prêmio para as escolas vencedoras é uma viagem pedagógica para os professores a uma área protegida do Estado de São Paulo escolhida pelos participantes.
Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, idealizadora e coordenadora do programa, comentou sobre as expectativas da edição de 2025. “A cada ano buscamos proporcionar novas ferramentas e vivências para as escolas participantes. Neste ano, o EducaTrilha trará a educação climática como um dos seus focos e também utilizará a inteligência artificial como ferramenta na construção de atividades educativas”, ressaltou.
“Nesta edição, oferecemos algo inédito: pela primeira vez, a Estação Ecológica de Ibicatu receberá a visita de alunos em idade escolar. Assim, os jovens de nossa cidade terão a oportunidade de conhecer essa área de grande importância para o nosso município, por meio de uma imersão no bioma da Mata Atlântica e de atividades práticas de Educação Ambiental”, acrescentou Isabela Marques, educadora socioambiental da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.
A 6ª edição do EducaTrilha na Escola é realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Corredor Caipira, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq/USP) e Fundação Florestal (FF), com o patrocínio da CJ do Brasil. A iniciativa tem, ainda, o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura de Piracicaba, da Secretaria Municipal de Educação de Itirapina, da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (Comdema), da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba (Comclima), da OSCIP Pira 21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Engajamundo, do Movimento Tô Aqui, do Instituto CLQ, do Imaflora, da Rotas Afro, da Casa do Hip Hop, da OSCIP Novo Encanto, do Espaço Pipa, da Pira na Paisagem e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla e PET Ecologia.