
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família e da Divisão Proteção Social Básica, se reuniu com equipe do Programa Afluentes para renovar a parceria para Projetos socioambientais em 2025. O encontro aconteceu no dia 12, na Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista.
Uma equipe técnica formada pelos profissionais do programa recepcionou e promoveu uma visita guiada aos representantes do Setor de Proteção Social Básica da Secretaria e os coordenadores dos seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Piracicaba.
Esta parceria tem por objetivo criar oportunidades de inclusão produtiva, melhorar a estrutura organizacional das associações de moradores e lideranças locais e garantir maior visibilidade aos respectivos territórios na interface com o poder público.
A secretária da pasta, Fernanda dos Santos Varandas, ressalta que também foi possível esclarecer dúvidas importantes e referenciar o trabalho dos profissionais do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), e especificamente da Proteção Social Básica do município a projetos que se mostram eficientes e inovadores para a gestão pública.
Segundo Varandas, as temáticas trabalhadas pelo Programa Afluentes estão em consonância com uma das interfaces do trabalho desenvolvido pelos Cras junto às famílias em situação de vulnerabilidade social. “Estes recortes da realidade dos moradores com seus atravessamentos de ordem socioeconômica, estrutural e ambiental, assim como a autonomia familiar, são temas essenciais para a Assistência Social”, observou a secretária.