Reuso da água – Hyundai vence o National Energy Globe Award Brazil

Iniciativa reduziu o consumo de aproximadamente 380 mil m³ de água por ano na fábrica de Piracicaba – foto: Divulgação

A Hyundai Motor Brasil foi premiada na última semana durante a 24ª edição do National Energy Globe Award Brazil, organizado em diversos países do mundo e reconhecido como um dos principais prêmios ambientais da atualidade. No Brasil, a Hyundai foi eleita a grande vencedora de 2024 graças a seu projeto de reúso e eficiência da água, criado em 2018. Com a ação, a empresa reduziu o consumo de água em 382.902 m³ por ano em média, além de reutilizar um total de 301.716 m³ em efluentes industriais. A Hyundai é a primeira montadora a conquistar a premiação no Brasil.

“A Hyundai tem consciência do impacto positivo que pode exercer na preservação dos recursos naturais, e reconhece na água um dos bens mais valiosos da humanidade. Nosso projeto de reúso e eficiência permite um consumo menor de água no processo produtivo dos carros, sem comprometer a qualidade e a segurança dos veículos que oferecemos aos nossos clientes. Os números já alcançados desde 2018 são incríveis, e o reconhecimento de uma premiação de tanta reputação quanto a Energy Globe Award reforça a assertividade de nossas ações, com as quais pretendemos também inspirar todo o setor”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

Os esforços da Hyundai na otimização do consumo de água na fábrica de Piracicaba (SP), resultaram também em ganhos financeiros, com uma economia anual em custos operacionais estimada em R$ 1.7 milhão e aproximadamente R$ 8 milhões poupados com os potenciais gastos que seriam demandados com descarte de efluentes. Os aspectos de viabilidade financeira dos projetos também são considerados pelo júri do Energy Globe Award, criado no ano 2000, e que já acumula mais de 20.000 projetos ambientais avaliados. Em todo o mundo, mais de 180 países participaram desta edição do prêmio, com projetos implementados nos últimos anos e já com resultados mensuráveis.

Em dezembro de 2024, a Hyundai também foi reconhecida com o Prêmio Lixo Zero, graças ao aumento alcançado pela marca na taxa de conformidade em destinação de descartes, e com o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, por suas iniciativas voltadas à implantação de critérios sustentáveis nos processos produtivos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima