
Após nove dias de trabalhos intensos, a Eixo SP Concessionária de Rodovias finalizou nesta quarta-feira (5) a recuperação da alça do trevo de São Pedro e o trânsito no local voltou ao normal. A intervenção foi necessária após fortes chuvas, registradas no último dia 27, causarem danos na estrutura da alça que liga o município à SP 304 – Rodovia Geraldo de Barros, na pista sentido Santa Maria da Serra.
A grande quantidade de água provocou o rompimento da drenagem profunda, resultando em erosão na lateral da pista e comprometendo a segurança do local. A concessionária interditou totalmente a circulação de veículos na alça de acesso e mobilizou imediatamente uma equipe de 25 colaboradores para acelerar os serviços de recuperação.
Durante os trabalhos, além de reparar os danos causados pela chuva, a concessionária realizou melhorias preventivas na estrutura. Entre elas, o aumento do diâmetro de vazão da rede de drenagem, a implantação de novas caixas de captação de água e o reforço da estrutura do aterro com a aplicação de pedras e concreto, medidas que visam garantir maior estabilidade ao local.
O superintendente de Obras da Eixo SP, José Geraldo de Andrade, destaca que as intervenções foram planejadas para solucionar o problema imediato, mas também para prevenir futuros danos em eventos climáticos semelhantes. “A segurança dos usuários é nossa prioridade, e todas as ações foram tomadas para assegurar a durabilidade e a estabilidade da via”, afirma.
Com a liberação do trânsito, a circulação na região voltou ao normal, aliviando o fluxo de veículos que precisaram utilizar rotas alternativas durante o período de obras.