Estudante é aprovada para intercâmbio internacional pelo programa Prontos pro Mundo, do Governo de SP

Lívia Malaguetta Chittolina embarca nesta quinta-feira, 30, para o Canadá – foto: Divulgação

A estudante do ensino médio, Lívia Malaguetta Chittolina, de 15 anos, do Programa de Ensino Integral (PEI) da EE Pedro Crem Filho, na zona rural de Charqueada, embarca nesta quinta-feira, 30, para o Canadá onde ficará três meses aperfeiçoando o seu inglês. Ela e dezenas de estudantes em todo o estado foram contemplados pelo programa Prontos Pro Mundo. Trata-se de uma iniciativa inédita da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), que oferece intercâmbio gratuito em países de língua inglesa a alunos da rede estadual. Os dois primeiros grupos, com 96 estudantes, embarcaram nos dias 9 e 13 deste mês do Aeroporto Internacional de Guarulhos rumo ao Reino Unido.

O programa oferece ainda cursos na Austrália e Nova Zelândia. No total, 1000 estudantes foram selecionados no ano passado para passar por essa vivência em 2025: 500 viajam no primeiro semestre e outros 500 no segundo. A lista com os aprovados para esse período será divulgada em breve pela Seduc e a seleção para 2026 já teve início.

Será uma grande experiência internacional para a adolescente que foi a única da escola e da cidade a se classificar após provas e critérios de seleção. Ela mora com os pais e mais duas irmãs.

Lívia estuda na escola Pedro Crem desde o ensino fundamental e conta que nunca viajou para outro país. Ela disse que além das aulas com o professor de inglês Édipo Corrêa, no ano passado, participou da eletiva Let´S Talk, oferecida pelo mesmo professor com objetivo de treinar a pronúncia dos alunos. E também  procurava se aperfeiçoar na escola particular Wizard, cujas aulas de inglês são oferecidas pela Seduc para quem participa do programa.

“Eu imagino que as aulas serão com outros estudantes de vários países, com bastante interação e bem dinâmicas”, disse Lívia ainda sob os preparos para a viagem. Ela também aproveitará a viagem para fazer turismo. “Serão vários passeios com a família que vou ficar e com a escola. Espero conhecer a cultura canadense. O intercâmbio vai melhorar meu inglês e essa experiência me ajudará em qualquer escolha profissional futuramente”, disse a estudante.

Lívia conta ainda que seus pais são seus grandes incentivadores. “Eles sempre me apoiaram e sabem que será uma boa oportunidade para conhecer novos lugares, culturas diferentes e um novo idioma”.

Para ela, o programa da Seduc estará proporcionando uma boa oportunidade para os alunos de baixa renda que não teriam condições de fazer um intercâmbio deste tipo por conta própria.

O Prontos pro Mundo seleciona os estudantes por mérito, a partir das notas, mas também por inclusão, no reconhecimento dos melhores alunos em cada uma das cidades elegíveis no estado. Entre as exigências estão ausência de reprovação escolar, ter registrado percentual de acertos igual ou superior a 50% nas avaliações do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), frequência escolar igual ou superior a 85% no 9º ano do ensino fundamental. A classificação e provas são divididas em duas fases.

NA ESCOLA – Professores, coordenadores e diretoria estão desde o final do ano letivo de 2024 orgulhosos com a classificação da estudante. “Esta será uma oportunidade de vivências extraordinárias que serão replicadas para outros alunos”, diz a diretora da escola Pedro Crem, Valquíria Castelhano dos Santos. A coordenadora pedagógica geral Maria Olívia Gaspar Corrêa Matos lembra que a escola tem uma bonita trajetória, com ex-alunos aprovados em grandes universidades e bons empregos. “O fato de a aluna Lívia ser a primeira estudante em Charqueada a participar do Prontos Pro Mundo, serviu de incentivo para alunos da cidade se dedicarem para melhorar o desempenho e serem considerados aptos a participar da seletiva para o programa”, disse a coordenadora de área de linguagens, Tatiana Chagas de Assiz. O professor Édipo declarou estar feliz por contribuir para a classificação da estudante. “Esta oportunidade vai mudar a vida dela para sempre”, afirmou. (colaborou José Ricardo Ferreira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima