
Neste sábado, dia 25, a partir das 7h30, os moradores e comerciantes dos bairros Horto Florestal e São Thomé se unirão aos agentes de combate às endemias e aos agentes comunitários de saúde em um grande mutirão de combate à dengue.
De porta em porta, esses agentes percorrerão as ruas orientando os moradores e comerciantes, identificando e eliminando possíveis criadouros e focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Um caminhão com caçamba acompanhará a ação, coletando materiais inservíveis de pequeno porte, sobretudo os criadouros em potencial de larvas do mosquito, tais como latas, pneus, plásticos, pratos de plantas, baldes, vaso sanitário, entre outros recipientes que acumulam água.
O mutirão faz parte de um cronograma de ações de prevenção e combate à dengue periodicamente realizado nos bairros da cidade pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social. Somente neste ano, a força-tarefa foi realizada nos bairros Mariluz 1, 2 e 3, Jardim Nova Estância, Jardim São Pedro, São Judas e Recanto das Águas.
A participação do cidadão é fundamental para o sucesso dessas ações, uma vez que 75% dos criadouros do mosquito da dengue, em média, encontram-se dentro e no entorno das residências. Isso é agravado não apenas pelo pouco envolvimento da população com medidas preventivas, mas também pela baixa colaboração e pelo alto índice de recusa dos moradores da entrada dos agentes de combate às endemias e de agentes comunitários de saúde em suas residências.
União de forças – Na sexta-feira, dia 24, foi realizada uma reunião técnica entre lideranças da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social e do Hospital Beneficente São Lucas de São Pedro (Santa Casa). O tema central da reunião, realizada no hospital, foi o alinhamento, articulação e intensificação de ações e medidas de prevenção e combate à dengue.
Estiveram presentes no encontro o secretário de Saúde e Desenvolvimento Social, Marcelo Pinto de Carvalho; o presidente do Hospital São Lucas, Luis Olivieri; a titular da Secretaria Especial de Atenção Básica, Tatiane França; o gestor de convênios do Hospital São Lucas, Leandro Carneiro Sanches; a responsável pela Vigilância Epidemiológica, Gislene Nicolau Mila; a gerente de suprimentos do Hospital São Lucas, Rosaine Villar; e a responsável pelo laboratório do hospital, Flávia Marques Franco.