OAB VISITA HELINHO
Michelle Cavalleri, vice-presidente, Fábio Ferreira de Moura, presidente da OAB Piracicaba, e o conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OABSP), Max Pavanello, visitaram ontem o prefeito Helinho Zanatta (PSD). “Foi uma visita institucional de apresentação da nova diretoria da entidade e do conselheiro”, informa Fábio.
POSSE — I
Deputados que receberam expressiva votação em Piracicaba, como Eduardo Bolsonaro (PL), Carla Zambelli (PL) e Alex Madureira (PL), estiveram na posse do 47º presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Assistiram à cerimônia a partir da arquibancada geral descoberta, o que, até então, poderia ser considerado algo comum e compreensível.
POSSE — II
O que realmente causou desconforto foi a mensagem transmitida pelo presidente Trump aos brasileiros durante o evento: “Nós não precisamos do Brasil, o Brasil que precisa dos Estados Unidos.” Essa declaração gerou críticas e foi vista como desrespeitosa, deixando uma impressão negativa.
POSSE — III
Muitos consideraram — e este idoso e cansado Capiau mais do que todos — que os deputados passaram por uma situação constrangedora diante dessa fala, que contrastou com as expectativas de estreitamento das relações bilaterais. Certamente, não tinham muitos conhecidos por perto…
POSSE — IV
O presidente argentino Javier Milei foi o centro das atenções durante o evento, e sua postura firme e declarações chamaram a atenção da comunidade internacional. Milei afirmou que a Argentina estaria disposta a deixar o Mercosul caso isso fosse necessário para concretizar um acordo de livre comércio com os Estados Unidos. No entanto, destacou que sua preferência seria buscar um consenso dentro do bloco, evitando medidas tão drásticas. Querem quebrar a História.
POSSE — V
Essas declarações refletem as dinâmicas das políticas internacionais e os desafios que os relacionamentos ideológicos trazem, especialmente em um cenário global cada vez mais polarizado e competitivo. Milei mostrou, mais uma vez, sua disposição em priorizar os interesses econômicos de seu país, mesmo que isso signifique tomar decisões controversas.
INDEFINIDO — I
O ex-ministro da Saúde e ex-prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, ainda não definiu seus próximos passos na política. Fontes próximas ao tucano afirmam que ele não decidiu se será candidato nas eleições de 2026, tampouco se voltará a disputar o cargo de prefeito de Piracicaba.
INDEFINIDO — II
Barjas prefere aguardar o momento certo, acreditando que o tempo é o melhor conselheiro. Faz tempo isso. Assim como as nuvens, que ora estão de um lado de um jeito, ora de outro lado de outro jeito, as decisões políticas precisam de tempo para amadurecer. Sem dúvida isso.