Transformar São Pedro em referência nacional como destino de natureza, cultura, aventura, contemplação e gastronomia é uma das metas do secretário de Turismo e Cultura, Fábio Pontes Ferreira, que na segunda-feira, dia 13, participou da primeira reunião de 2025 do Comtur (Conselho Municipal de Turismo).
Na reunião com a participação de diversos representantes do trade turístico, o novo secretário apresentou um Planejamento Turístico e Cultural para o Desenvolvimento Econômico da Estância Turística de São Pedro.
Aproveitar o potencial natural de São Pedro de forma sustentável, consolidando o município como destino de ecoturismo, contemplação, aventura, gastronômico e cultural foi um dos eixos estratégicos apresentados.
Foram apresentadas também ações prioritárias, como por exemplo, a implantação de mirantes com infraestrutura para alimentação e descanso, as chamadas rotas cênicas; capacitação de profissionais do transporte, comércio e hospedagem para divulgação de pontos turísticos. Uso de recursos que permitam armazenamento e análises estatísticas de dados de visitação, entre outras.
Outros eixos estratégicos são o Desenvolvimento do Turismo Cultural e Histórico, com restauração de prédios históricos, incentivo a exposições e feitas de artesanato para valorizar artistas locais, apoio à cultura local com apresentações de projetos das oficinas (ballet, coral, orquestra de violas, entre outras); Fortalecimento do Turismo Gastronômico, com destaque e divulgação dos atrativos gastronômicos de São Pedro como diferencial turístico, que tem como ações prioritárias identificar e mapear detalhadamente os atrativos gastronômicos locais, criação e organização de eventos temáticos e roteiros gastronômicos , além de parcerias estratégicas com restaurantes e bares locais para promoção e realização de experiências gastronômicas.
O quarto eixo temático apresentado foi a Expansão do Turismo Contemplativo, para utilizar as paisagens naturais de São Pedro como atrativo para relaxamento, observação e contemplação. Neste item, as ações prioritárias incluem a criação de rotas cênicas, com desenvolvimento e mapeamento de trajetos que passem por pontos de interesse paisagístico, como mirantes naturais e trilhas em áreas preservadas e a implantação de infraestrutura adequada, como bancos, painéis informativos e áreas de descanso nos mirantes.
Infraestrutura, Promoção turística e Regularização do Uso dos Espaços Públicos foram os outros eixos temáticos apresentados pelo secretário.
Entre os impactos esperados estão aumento do número de visitantes e da taxa de ocupação hoteleira, expansão de negócios locais, geração de emprego e renda diretos e indiretos e preservação do patrimônio natural e cultural do município. O secretário também ouviu os participantes sobre demandas relacionadas ao turismo na cidade.